sexta-feira, 11 de outubro de 2013

'É chegado o momento de afunilar', diz Rui Costa; PT escolhe candidato até dia 15

por Evilásio Júnior
'É chegado o momento de afunilar', diz Rui Costa; PT escolhe candidato até dia 15
Foto: Max Haack/ Ag. Haack/ Bahia Notícias
conturbada decisão do nome do PT que vai disputar o governo em 2014 só vai durar até o próximo dia 15 de novembro, data definida como limite para que o partido eleja o seu escolhido. A informação foi confirmada ao Bahia Notícias pelo chefe da Casa Civil do Estado, Rui Costa, que postula a indicação com o secretário do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que continua no páreo. "O governador dialogou com o PT e é chegado o momento de afunilar. O PT tem que facilitar o trabalho do articulador político maior, que é o governador [Jaques Wagner]. Para ele ter maior tranquilidade de conversar com os outros partidos, é importante que o PT tenha a definição de pelo menos um nome, porque fica complicado você conversar com os partidos aliados tendo quatro. A primeira pergunta que eles vão fazer é: 'sim, governador, mas quem é mesmo o nome?'. Então, você não desdobra a conversa se não tiver esse afunilamento. Houve unanimidade no diálogo que nós fizemos no PT de nos dar o prazo máximo de até o dia 15 de novembro ter isso definido e anunciado", revelou o petista.
Embora seja o preferido do atual chefe do Executivo baiano, o secretário argumenta que prefere "não se manifestar" quando o assunto é articulação política. Ele cita que ações como a assinatura do contrato do metrô de Salvador, na próxima semana, e o início das obras de mobilidade urbana da cidade – a exemplo das já iniciadas na Avenida Paralela e as próximas da 29 de Março, Gal Costa e Ligação Lobato-Pirajá – têm ocupado a sua agenda e tomado a sua dedicação. "O coordenador desse processo é o governador Jaques Wagner. Eu tenho me dedicado, na Casa Civil, a coordenar os projetos e ações de governo e, portanto, esse é o meu foco. Eu quero me concentrar nisso até o anúncio de quem será o candidato e qual será a chapa majoritária. Aí sim, a partir da consolidação da chapa majoritária, eu vou saber qual é o papel que me cabe e tomar a iniciativa como, eventualmente, candidato a deputado federal, a governador, ou o que for, a partir da função que a mim for designada", pontuou. Segundo Rui Costa, as próprias lideranças que o apoiam dizem a ele para "ser paciente", pois irão segui-lo seja na disputa pelo Palácio de Ondina ou na tentativa de retornar ao Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares