segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Médico cubano retorna ao trabalho em unidade de saúde em Feira de Santana


médico cubano Isoel Gomez, que foi afastado do Posto de Saúde da Família, no bairro Viveiros, em Feira de Santana, retornou às atividades na manhã desta segunda-feira (25). O profissional foi recebido pela população com faixas e cartazes de apoio. Gomez foi acusado de receitar uma superdosagem de dipirona a uma criança de 1 ano e 2 meses que estava com febre. A mãe da criança chegou a dar entrevista afirmando que o cubano explicou corretamente o processo.
Com 16 anos de profissão, o cubano falou do seu sentimento ao voltar ao trabalho. “É uma satisfação muito grande. Eu vim para cá para atender a população e fiquei muito triste quando aconteceu todo esse mal entendido. Graças a Deus tudo ficou claro e isso serve de experiência para ter mais cuidado. Eu já gostava do Brasil e agora gosto muito mais, por ter encontrado a unidade de portas abertas para me receber. E com toda essa polêmica recebi muitas ligações para mim mostrando apoio e confiança no meu trabalho. Eu me sinto competente no exercício da minha função”.

Gilmara Santos, mãe da criança, também esteve na unidade para prestar solidariedade do médico. “Ele voltou a trabalhar para atender a gente e agora é só alegria. Desejo que essa recepção para os médicos cubanos seja em todo Brasil por que a maioria dos médicos mal olha para a nossa cara, não nos atendem bem. E quando chega uma pessoa que atende a gente eles querem tirar. Estou muito feliz por que a justiça foi feita”, disse.


Superdosagem

O profissional foi suspenso das suas atividades através da decisão da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, após denúncia do vereador José Carneiro, que apresentou a cópia de uma receita, onde o integrante do programa Mais Médico prescreveu 40 gotas da substância dipirona sódica, para uma criança de um ano e 2 meses, que pesa 10 quilos, quando, segundo posologia do medicamento, o indicado seria: adultos: 500 mg a 1 g (20 a 40 gotas, Lactentes e crianças menores de 5 anos: 100 a 200 mg (4 a 8 gotas), Crianças maiores de 5 anos: 250 a 500 mg (10 a 20 gotas.
A secretaria municipal da Saúde disse que a medida foi preventiva até a apuração do caso, junto a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e o Ministério da Saúde.
A mãe da criança declarou que o profissional explicou corretamente a quantidade de gotas da substância que a criança deveria tomar, orientando-a sobre o fracionamento, mas se equivocou ao prescrever a dosagem na receita.
A comissão apurou que as 40 gotas indicadas não eram para ser ministradas em dose única, mas divididas em quatro vezes, a cada seis horas, como consta na receita, desde que a criança sentisse dor ou apresentasse um quadro febril, e explicou detalhadamente à mãe da criança que seriam dez gotas, apenas, por vez.
Os moradores da localidade entregaram um abaixo-assinado de 12 páginas para que o médico voltasse a trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares