quinta-feira, 15 de agosto de 2013

LAURO DE FREITAS APRESENTA EDITAL “CUIDANDO DA CULTURA”

A Prefeitura de Lauro de Freitas está revitalizando e fortalecendo as políticas de incentivo à cultura do município. O edital de chamamento público nº 01/2013 – Cuidando da Cultura foi apresentado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), nesta quinta-feira (15), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.

O lançamento do edital reuniu a imprensa, historiadores, autoridades e artistas de Lauro de Freitas que exaltaram a iniciativa. O professor de História e agricultor, Joílson Lopez, diz que a cultura ainda não tinha dado um passo tão importante como esse. “Em sete meses se fez na cultura de Lauro de Freitas o que não se fez em sete anos. Isso é reconhecimento social, da tradição, mas principalmente de um povo como ser humano que entende sua cultura”.
Músico há mais de 30 anos em Lauro de Freitas, Jaldo Lopez de Barros revela que o município já teve mais de 20 bandas que tocavam em várias cidades da Bahia e do Brasil, mas sem incentivo, atualmente nenhuma dessas existe mais. “Esse foi o primeiro e único passo significativo que vi durante todo esse tempo para o futuro da cultura da nossa cidade. Com esse apoio, nossa cultura terá suporte para ficar fortalecida e continuar seguindo e não se perder como aconteceu no passado”.
Pesquisador da história de Lauro de Freitas, o historiador Gildásio Freitas destacou a importância do edital para a demanda de cultura do município. “Nós temos muitos valores culturais na nossa cidade e esses valores ficam dispersos – seja nas artes plásticas, dança, na música, na literatura e tantas outras artes populares. Existe uma demanda que precisa ser acolhida e que não tinha oportunidade”, explica o historiador.
Gildásio ainda convidou os artistas e movimentos culturais a abraçarem a iniciativa da Secult. “Os editais abrem oportunidades para a população que sempre cobra incentivos como esse às autoridades. Agora é a hora do povo participar”.
A secretária da Secult, Márcia Tude, destacou o momento como histórico na cultura do município. “Inauguramos um momento histórico no município, pois de agora em diante a cultura terá uma política de incentivo com bases legais e democráticas e Lauro de Freitas terá, não só festas de calendário, mas uma cultura constantemente fomentada. E esse é um legado que deixamos para a população e uma responsabilidade para as próximas gestões manterem esse projeto”.
A Secult irá oferecer oficinas de treinamento de elaboração de projetos culturais, com o objetivo de aumentar a abrangência e a democracia dos editais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares