quinta-feira, 14 de novembro de 2013

III SARAU LÍTERO MUSICAL DEBATE OBRA DO POETA TUDE CELESTINO EM LAURO DE FREITAS

A Biblioteca Municipal de Lauro de Freitas sedia, na quinta-feira (14), a partir das 16h, o “III Sarau Lítero Musical Poesia em Movimento: Redesenhando Almas”. Os temas dessa edição são a obra do poeta Tude Celestino de Souza e o diálogo sobre a ancestralidade local.

Também serão destaques dessa edição a apresentação do Polo de Dramaturgia de Lauro de Freitas, a apresentação musical de Jaldo Lopes e as intervenções poéticas de Tina Tude, Aloísio Lisboa, Renata Rimet, Zé da Mala, Felipe Mago e Marcos Peralta.
Antes, às 14h - como marco simbólico de abertura da programação e fazendo referência ao tema "Memória de Ipitanga" -, os organizadores do sarau, juntamente com os alunos do 8° ano da Escola Estadual Américo Simas, vão plantar uma Pitangueira na horta da escola.
Sobre o artista - Nascido em Campo Formoso, em 25 de junho de 1921, o poeta Tude Celestino de Souza fora criado em Ilhéus, o que lhe conferiu grande parte da inspiração para a fase inicial de sua obra literária, permeada de referências rurais, influências do cordel, repente e cantadores do interior da Bahia.
Poeta de formação autodidata, sua obra é marcada por uma linguagem com traços sertanejos e regionalistas, que revela também em muitas poesias uma escrita rebuscada e acadêmica.
Segundo a atriz, gestora cultural e filha do poeta, Tina Tude, uma das peculiaridades de sua obra é a preservação do nome e memória de Ipitanga (que remete à origem indígena e significa água vermelha) - denominação original do município de Lauro de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares