segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Patrocinadores do Carnaval darão R$ 14 milhões para outros projetos culturais em Salvador

por Marília Moreira / Carol Prado
Patrocinadores do Carnaval darão R$ 14 milhões para outros projetos culturais em Salvador
Foto: Max Haack/Agecom
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (13), no Hotel Sheraton, no Campo Grande, o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou detalhes sobre a parceria entre o Município e as cinco empresas que, segundo ele, bancarão todos os custos do Carnaval 2014. Respectivamente detentoras das marcas de cerveja Nova Schin e Itaipava, únicas opções a serem comercializadas nos circuitos este ano, os grupos Brasil Kirin e Petrópolis desembolsarão, cada um, R$ 10 milhões para a organização da festa. Itaú, Net e Petrobras pagarão, por ordem, R$ 4,1 milhões, 5,1 milhões e 7,2 milhões. Além disso, o governo da Bahia aceitou arcar com R$ 4,1 milhões. “Além de não estarmos comprometendo recursos do transporte, saúde, educação e infraestrutura, vamos lucrar com a parceria, já que o Carnaval será revertido em benefícios para a cidade”, afirmou o gestor, ao ratificar que a comemoração será “autossustentável”, ou seja, financiada totalmente pela iniciativa privada. O acordo com as companhias, de acordo com ele, inclui ainda outros R$ 14 milhões – R$ 10 milhões da Brasil Kirin e Petrópolis, R$ 1,5 milhões do Itaú e R$ 2,5 milhões da Net – para desenvolvimento de outros projetos culturais, como a reforma do Teatro Gregório de Mattos, a ampliação do sistema Salvador Vai de Bike e a instalação de internet gratuita em escolas e museus da capital. “As parcerias não são, em nada, amorais para a cidade. O que tem causado mais polêmica é a exclusividade do comércio de cerveja. No entanto, se no camarote todo mundo toma uma cerveja só, por que na rua não pode?”, questionou o secretário de Cultura, Turismo e Desenvolvimento, Guilherme Bellintani. 

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