quarta-feira, 23 de abril de 2014

MUNICÍPIO SERÁ PIONEIRO NA IMPLANTAÇÃO DO PROJETO “ESPORTE NA ESCOLA”

Lauro de Freitas será o primeiro município do país a passar pela capacitação presencial dos monitores do projeto “Esporte na Escola”, iniciativa da Secretaria Nacional de Esporte, Educação Lazer e Inclusão Social (Snelis), que integra o Ministério do Esporte. O curso de formação será nos dias 24 e 25 de abril, das 8h às 17h, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia, na Estrada do Coco. Depois da Bahia, a iniciativa acontecerá no Rio de Janeiro. O projeto visa à formação de monitores voluntários, possibilitando a democratização do acesso à prática de esporte na escola, integrada ao projeto pedagógico.

A iniciativa resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do Ministério da Educação. De acordo com o coordenador do Programa Mais Educação em Lauro de Freitas, Isaías Rocha, o projeto tem o propósito de manter os estudantes em turno integral nas unidades, um período para atividades acadêmicas e o outro voltado à programação esportiva e cultural. “Por isso a necessidade de capacitar monitores para que essas pessoas estejam aptas a desenvolver atividades com os alunos no turno inverso ao da sala de aula”, explicou o coordenador.
A coordenadora-geral de Integração de Políticas e Programas Intersetoriais, Cláudia Bernardo, explica que o proposito do Ministério do Esporte é qualificar a atuação desses monitores, oferecendo um curso de capacitação dividido em duas etapas. “A primeira será em formato presencial, que começa agora, composta de aulas teóricas e práticas”, explica. As aulas serão ministradas por equipes colaboradoras (ECs) da rede de universidades públicas vinculada à Snelis. A segunda fase da formação continuada será oferecida na modalidade Ensino a Distancia (EaD).
O curso irá abranger cerca de 30 mil monitores e professores do Esporte da Escola, iniciativa que resulta da parceria entre os programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e Mais Educação, do Ministério da Educação. Os profissionais são responsáveis pela execução da parceria referente à adesão de 2013, que beneficia 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios em todos os estados do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares