domingo, 19 de julho de 2015

PREFEITOS DE LAURO DE FREITAS

Celso Alves Pinheiro da Silva (1962 – 1966)
Primeiro prefeito de Lauro de Freitas, nasceu em Cachoeira de São Felix-BA. Trabalhou como enfermeiro, durante muitos anos, na Base Aérea de Salvador. Entrou na vida política do município pelo PTB, sendo eleito prefeito de Lauro de Freitas, em 1962, após concorrer com Amarílio Tiago dos Santos. 
Celso Foi co-fundador do Colégio Ipitanga, ele batizou seus filhos gêmeos, em homenagem ao município, com os nomes Lauro e Laura e faleceu em 06 novembro de 1969.

Amarílio Tiago dos Santos (1967 – 1969)
Nasceu em 25 de abril de 1915, em Santo Amaro de Ipitanga. Concluiu apenas o ensino fundamental por dificuldades de locomoção para Salvador. 
Amarílio realizou seu sonho de ser prefeito de Lauro de Freitas, tomando posse em abril de 1967. Sua maior realização foi a abertura de uma estrada da praia de Ipitanga, sendo o primeiro incentivo ao turismo de Lauro de Freitas. 
Enfrentou problemas políticos e foi cassado em junho de 1969 pela câmara municipal. Amarílio faleceu em 31 e janeiro de 1971.
Após Amarílio Tiago dos Santos, iniciaram-se as administrações dos prefeitos interinos na condição de presidentes da Câmara; não havendo a figura do vice-prefeito. Foram eles:
José A. Temporal* 
José Mendes*
Fernando Sabino*
Miguel Santos Silva* 

Em seguida, assumiram a prefeitura de Lauro de Freitas:
Alfredo Agostinho de Deus 
Ismael Ornelas Farias
Gerino de Souza Filho
Paulo José Rosa Neto (1986/1989). Vice: Itamar Oliveira


João Felipe de Souza Leão (1989/1992). Vice: Gerino de Souza Filho.
João Felipe de Souza Leão, nasceu em 1946. Empresário, foi prefeito de Lauro de Freitas no período de 1989-1992, pelo PMDB, e eleito deputado federal quatro vezes, atuou como sub-relator da Comissão de Orçamento do Governo Federal. 
Durante sua trajetória participou de atividades sindicais, representativas de classe e associativas e da União dos Estudantes Agrícolas, atualmente candidato à prefeito de Salvador pelo PP.
Otávio de Carvalho Pimentel (1993/1996). Vice: Roberto Muniz 
Em 1992, disputou às eleições contra o candidato de ACM, e vice-prefeito na gestão de João Leão, Gerino de Souza. Mesmo sendo um desconhecido do povo, o engenheiro sanitarista, Pimentel, ganhou as eleições, assumindo a prefeitura em 1993. 
Roberto de Oliveira Muniz (1997/2000). Vice: Emerson Palmeira
Nascido em 1963, o deputado Estadual Roberto Muniz graduou-se em Engenharia Civil pela (Ufba) Universidade Federal da Bahia. Foi eleito vice-prefeito de Lauro de Freitas, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em 1993, e prefeito, em 1997. Deputado estadual pelo Partido Progressista Brasileiro (PPB) em 2003, e reeleito pelo Partido Popular (PP) em 2007.
Marcelo Abreu (2001/2004). Vice: Emerson Palmeira
Marcelo Abreu nasceu em 1957. Empresário, ele atuou como secretário de governo durante as gestões de João Leão e Otávio Pimentel, e secretário da fazenda na administração de Roberto Muniz. 
Em 2001 foi eleito prefeito de Lauro de Freitas pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
Moema Isabel Passos Gramacho . Vice: João Oliveira
Moema Gramacho, nasceu em 1958, formou-se em Biologia pela Universidade Católica do Salvador (Ucsal), e em 1989, iniciou o mestrado em Saúde Comunitária na Universidade Federal da Bahia (Ufba), sem concluir. 
Em 1992, foi 1ª Suplente da Câmara de Vereadores de Salvador, pelo Partido dos Trabalhadores (PT); em 1995, foi suplente de deputado estadual também pelo PT, e em 1997, efetivou-se, sendo eleita deputada estadual e reeleita em 1999. Em 2005, assumiu a prefeitura de Lauro de Freitas, ocupando o cargo até janeiro de 2013.



Em janeiro de 2013 -  Márcio paiva(PP) e Bebel Carvalho (PSL)

Márcio Araponga Paiva nasceu em 9 de agosto de 1967, filho de Lucrécia Carvalho Araponga e Ary de Mattos Paiva. Passou toda a infância e juventude na Ribeira, na Cidade Baixa, em Salvador, onde foi aluno do Colégio da Polícia Militar da Bahia. Durante este período, praticou remo no Clube de Regatas Itapagipe e conquistou títulos do Campeonato Baiano e do Norte e Nordeste.
Viveu toda a juventude no meio médico, acompanhando o pai, que era administrador de hospitais, nas visitas às clinicas do tio Alcy de Mattos Paiva (médico ortopedista pediátrico). Mais tarde, as clínicas SEMEC, em Amaralina e nos Mares, se transformaram no Hospital Agenor Paiva, localizado no Bonfim. 
Pelos exemplos que tinha em casa, resolveu seguir carreira em medicina e, em 1994, ingressou na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Enquanto estudante, foi médico dos times da divisão de base do Esporte Clube Vitória. 
Em 1990 teve o primeiro contato com a cidade de Lauro de Freitas-BA, onde conviveu por dois anos com o seu tio Ivan Paiva. Em 1996, ainda estudante de medicina, ao lado dos amigos Eduardo Borges e Adriana Lima (hoje sua esposa), começou um trabalho social no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, fundando a clínica SEMI - Serviços Médicos de Itinga, no Loteamento Santa Bárbara. Os atendimentos eram exclusivos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Trabalhou também como médico plantonista do Hospital Menandro de Faria. 
Em 2004 foi eleito vereador do município de Lauro de Freitas pelo Partido Progressista (PP), sendo o terceiro mais votado, com 1496 votos. Foi reeleito em 2008, novamente pelo PP, como o primeiro vereador mais votado, com 2399 votos, apesar de ser opositor ao governo municipal.
Em 2012 foi eleito prefeito do município de Lauro de Freitas com 41.875 votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares