terça-feira, 4 de julho de 2017

PARABÉNS MOEMA ! MAIS UM ANO DE VIDA HOJE DIA 04 DE JULHO DE 2017.



Moema Isabel Passos Gramacho nasceu no Pelourinho, Salvador, em 4 de julho. Caçula de 20 irmãos, foi alfabetizada na Escola Azevedo Fernandes. Estudou no ICEIA e no Colégio CENTRAL da Bahia onde se iniciou nas atividades políticas, militando no movimento estudantil. Formou-se em Química na ETFBa- Escola Técnica Federal da Bahia, em 1977 e posteriormente em Biologia na Universidade Católica- UCSAL, em 1982. Ano também do nascimento de sua única filha, Michele.
Moema levou para a vida profissional o espírito de militante política e da luta coletiva que a acompanham até hoje. Funcionária da antiga Tibrás, hoje Cristal, Moema trabalhou como analista química de 1977 a 1997 e se destacou na luta em defesa dos trabalhadores dentro da fábrica e depois em todo Polo Petroquímico. Fez parte da direção do Sindiquímica até 2004. Se tornou referência nacional pelo seu trabalho com saúde ocupacional. Participou da construção do PT- Partido dos Trabalhadores na Bahia, sendo Secretária de Formação, ajudando a fundar comissões provisórias e diretórios no interior do estado. Ajudou também na construção da CUT- Central Única dos Trabalhadores onde foi Secretaria Geral e também fundou a Comissão de Saúde da CUT, responsável por muitas mudanças no campo da saúde dos trabalhadores, inclusive melhorando a legislação especifica.
Foi suplente de vereadora de Salvador em 1992 e eleita vereadora em 1996, mas ao mesmo tempo assumiu o seu primeiro mandato de Deputada Estadual, renunciando a vereança. Se reelegeu em 1998 e em 2002, sendo por duas vezes consecutivas a mais votada do PT. Na Assembleia Legislativa foi Presidente das Comissões de Combate à Fome e Direitos Humanos por duas vezes; foi vice da Com. Constituição e Justiça e líder do PT e da Oposição.
Em 2004 foi eleita Prefeita de Lauro de Freitas e renunciou ao mandato de deputada. Se reelegeu em 2008 e seus dois mandatos lhe renderam vários prêmios, tais como: melhor prefeita das Américas; Prefeita Empreendedora- Sebrae; Melhores Práticas da CEF; melhor Transparência e Controle Interno; Prefeita Municipalista; Prefeita Amiga da Criança, dentre outros, por sua atuação implantando todas as políticas públicas no município, garantindo participação social e transformando a vida da cidade e das pessoas pra melhor.
Foi ainda Presidente da ANAMUP- Assoc. Nac. dos Municípios Produtores, além de Vice Presidente da ABM- Assoc. Brasileira dos Municípios e da FNP- Frente Nacional dos Prefeitos, entidades que trouxeram muitos benefícios às prefeituras.
Em Abril de 2013, Moema foi convidada pelo Governador Jaques Wagner para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia, onde atuou até janeiro de 2014, quando se desincompatibilizou do cargo para ser pré candidata nas eleições de 2014.
Na SEDES, contribuiu para reduzir a pobreza na Bahia, ampliar as ações sociais e fortalecer as políticas de convivência com o semiárido. Valorizou a inclusão produtiva e conquistou para a Bahia o Prêmio Nacional do MDS com o Programa Vida Melhor.
Fez parte dos Conselhos da CERB e da Conder. Atualmente, Moema é pelo segundo mandato consecutivo membro do Diretório Nacional do PT, avó de Bernardo, de 4 anos, uma militante incansável e como costuma dizer: " Eu garanto meu batom", uma eterna defensora dos direitos das mulheres... e dos homens que acreditam nas mulheres.

Deputada Federal com grande destaque no enfrentamento do GOLPE contra a Presidenta Dilma e hoje prefeita mais uma vez de Lauro de Freitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares