Dezoito membros do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas foram empossados, hoje (19), numa cerimônia, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Homenagem ao ex-presidente, Raimundo das Neves, falecido no mês passado, recital de poemas e muitos aplausos marcaram a ocasião que contou com a participação da prefeita Moema Gramacho, seu secretariado e representantes de várias entidades da sociedade civil. A nova gestão já tem seu primeiro encontro marcado, neste sábado (23), ás 9h, na Biblioteca Municipal, quando será eleita a comissão executiva e discutida elaboração do Plano Municipal de Cultura.
Num ato simbólico, a conselheira Vânia Maria Câmara assinou o livro de ata como mais novo membro do Conselho. De acordo com a prefeita, entre os principais desafios está o tratamento democrático com as questões culturais. Moema fez questão de agradecer o empenho dos secretários Ápio Vinagre (Governo) e Antônio Lírio (Cultura) na implementação do conselho. “Nossa busca é pela transversalidade, já que não se faz cultura somente na secretaria de cultura. Quando estamos organizando um evento, por exemplo, mobilizamos todas as secretarias”, frisou.
Moema se colocou a disposição para atender demandas do Conselho. “Estou aqui para tudo que for necessário para melhor operacionalizar nossa entidade”, afirmou. Após anunciar a inauguração da Concha Acústica para agosto, a prefeita agradeceu o apoio da Bahiatursa, Petrobras e Governo do Estado, no apoio a cultura do município. Eleito um dos membros do Conselho, o secretário de Governo, Ápio Vinagre, se emocionou ao lembrar a atuação do ex-presidente do Conselho, Raimundo das Neves. Após recitar o poema “Imponderável”, do poeta laurofreitense Tude Celestino, Vinagre apontou a relevência do trabalho desenvolvido pelo companheiro.
“Não podia deixar de lembrar de uma figura que travou tantas lutas para fazer funcionar o Conselho. Se hoje estamos à frente da capital, onde o Conselho é tão embrionário, foi graças ao trabalho dele que tanto se dedicou ”, ressaltou. Vinagre, que ocupava interinamente a presidência da entidade, frisou a importância da elaboração de um Plano Municipal de Cultura e agradeceu a presença dos participantes na cerimônia. Ele lembrou ainda que a prefeita se comprometeu a apresentar o cronograma de aplicação de recursos, avaliando junto com Conselho quais as prioridades do segmento.
Para o secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, de todos os ganhos que a gestão proporcionou, o maior foi à abertura do diálogo. “Na maioria dos casos é a sociedade civil que clama pela implementação do Conselho, aqui fomos nós do poder público que lutamos para que ele existisse”, destacou. O secretário lembrou que projetos como a construção do Teatro Municipal com capacidade para 200 pessoas, mais duas salas onde funcionarão museu e biblioteca, espaço de atividade no “Campo da Maconha” e a mais nova Biblioteca Municipal, em Areia Branca, estão em andamento. “Temos feito muito pela cultura do município e vamos fazer ainda mais com o apoio do Conselho”, finalizou Lírio.
FONTE: FALA CIDADÃO
Foto: João Raimundo
Nenhum comentário:
Postar um comentário