terça-feira, 19 de julho de 2011

CONSELHO DE CULTURA DE LAURO DE FREITAS EMPOSSA NOVOS MEMBROS


Dezoito membros do Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas foram empossados, hoje (19), numa cerimônia, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Homenagem ao ex-presidente, Raimundo das Neves, falecido no mês passado, recital de poemas e muitos aplausos marcaram a ocasião que contou com a participação da prefeita Moema Gramacho, seu secretariado e representantes de várias entidades da sociedade civil. A nova gestão já tem seu primeiro encontro marcado, neste sábado (23), ás 9h, na Biblioteca Municipal, quando será eleita a comissão executiva e discutida elaboração do Plano Municipal de Cultura.  

Num ato simbólico, a conselheira Vânia Maria Câmara assinou o livro de ata como mais novo membro do Conselho. De acordo com a prefeita, entre os principais desafios está o tratamento democrático com as questões culturais. Moema fez questão de agradecer o empenho dos secretários Ápio Vinagre (Governo) e Antônio Lírio (Cultura) na implementação do conselho. “Nossa busca é pela transversalidade, já que não se faz cultura somente na secretaria de cultura. Quando estamos organizando um evento, por exemplo, mobilizamos todas as secretarias”, frisou. 

Moema se colocou a disposição para atender demandas do Conselho. “Estou aqui para tudo que for necessário para melhor operacionalizar nossa entidade”, afirmou. Após anunciar a inauguração da Concha Acústica para agosto, a prefeita agradeceu o apoio da Bahiatursa, Petrobras e Governo do Estado, no apoio a cultura do município. Eleito um dos membros do Conselho, o secretário de Governo, Ápio Vinagre, se emocionou ao lembrar a atuação do ex-presidente do Conselho, Raimundo das Neves. Após recitar o poema “Imponderável”, do poeta laurofreitense Tude Celestino, Vinagre apontou a relevência do trabalho desenvolvido pelo companheiro.

“Não podia deixar de lembrar de uma figura que travou tantas lutas para fazer funcionar o Conselho. Se hoje estamos à frente da capital, onde o Conselho é tão embrionário, foi graças ao trabalho dele que tanto se dedicou ”, ressaltou. Vinagre, que ocupava interinamente a presidência da entidade, frisou a importância da elaboração de um Plano Municipal de Cultura e agradeceu a presença dos participantes na cerimônia. Ele lembrou ainda que a prefeita se comprometeu a apresentar o cronograma de aplicação de recursos, avaliando junto com Conselho quais as prioridades do segmento.

Para o secretário municipal de Cultura, Antônio Lírio, de todos os ganhos que a gestão proporcionou, o maior foi à abertura do diálogo. “Na maioria dos casos é a sociedade civil que clama pela implementação do Conselho, aqui fomos nós do poder público que lutamos para que ele existisse”, destacou. O secretário lembrou que projetos como a construção do Teatro Municipal com capacidade para 200 pessoas, mais duas salas onde funcionarão museu e biblioteca, espaço de atividade no “Campo da Maconha” e a mais nova Biblioteca Municipal, em Areia Branca, estão em andamento. “Temos feito muito pela cultura do município e vamos fazer ainda mais com o apoio do Conselho”, finalizou Lírio.
FONTE: FALA CIDADÃO
Foto: João Raimundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares