terça-feira, 19 de julho de 2011

CULTURA

Ensino-aprendizagem através do Teatro


Nessa terça-feira ( 19/07), às 9 h, mais de 175 alunos da Escola Estadual Kleber Pacheco tiveram a oportunidade de assistir oespetáculo “ Cinco contra Um”.  Essa peça teatral, com texto e atuação de Marcos Moreira e direção de Tonny Ferreira, aborda de forma humorada e crítica vários assuntos, tais como: Violência , preconceito, exclusão social, pedofilia, corrupção na política, deficiências no sistema prisional e a importância da leitura.
A peça, apresentada sob forma de monólogo, onde Marcos encarna cinco personagens, possibilitou aos alunos do Kleber Pacheco refletirem sobre a violência crescente em Lauro de Freitas, como afirmou a aluna Jéssica do 1 ano F no debate desenvolvido após a apresentação: “ A criminalidade cresce em nossa cidade e essa peça foi importante, pois, podemos refletir sobre a violência nas suas várias formas”. Já as alunas Raisa e Fabline, também do 1 ano, falaram da importância do voto e de como as políticas culturais em nossa cidade são frágeis e limitadas. Segundo essas alunas, as autoridades do município deveriam investir mais em projetos educacionais e culturais para que os jovens tenham oportunidade de expressar os seus talentos e não sejam seduzidos pelo mundo do tráfico.  Além disso, a estudante Raisa pontou: “ Não podemos querer mudar o mundo, sem que antes a mudança ocorra dentro de nós”.
No final do debate um aluno perguntou ao ator Marcos Moreira, se ele já pensou em desistir do teatro, já que é uma área de pouco reconhecimento. Moreira falou que as dificuldades são muitas e que várias vezes pensou em desistir, todavia, ele busca força e inspiração em Deus, na família e nos amigos.
No final do evento um grupo de alunos do 2 ano apresentaram uma pesquisa que foi realizada em Portão,  onde eles entrevistaram mais de 80 moradores. Nesse trabalho ficou comprovado o quanto a violência na comunidade só faz aumentar.(Em breve o Café com Notícias estará divulgando gráficos da pesquisa).
Esse evento foi promovido pelo Projeto Amantes do Conhecimento em parceria com a Escola Estadual Kleber Pacheco.
Tássio Revelat ( Historiador, Poeta e Gestor Cultural)

FONTE : CAFÉ COM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares