quinta-feira, 18 de agosto de 2011

AÇÕES SOCIAIS DO ROTARY CLUB LAURO DE FREITAS NA COMUNIDADE DE QUINGOMA



 
O Rotary Club Lauro de Feitas, atualmente presidido pelo advogado Joaquim José Freire Ramos, conheceu a localidade de Quingoma, no bairro de Caji, considerada como abaixo da linha da pobreza, nos anos 1997 e 1998. Na época, existia uma pequena capela, feita de madeira, pertencente à igreja católica, onde as crianças estudavam, através de aulas ministradas por uma voluntária. O Rotary iniciou um projeto para a construção de uma escola, a fim de atender a carência da comunidade em relação à educação. Após adquirir o terreno, em fevereiro de 1999, foram iniciadas as obras e, em 30 de setembro de 2000, o sonho tornou-se realidade.  
Ao longo dos anos, a estrutura se modernizou, até ser construído um Complexo, formado por um consultório médico odontológico, uma brinquedoteca, uma área comunitária, além da escola, hoje em dois turnos, em parceria com a Secretaria de Educação da Prefeitura, beneficiando cem alunos, com idades entre 4 a 6 anos. Sua manutenção tem o apoio do Núcleo de Senhoras do Rotary, constituído pelas esposas dos rotarianos, que promovem aos responsáveis pelos alunos e moradores em geral palestras com temáticas diversas, festividades, doação de brinquedos, aulas de capoeira, entre outros.
O Centro Médico Odontológico atende pessoas residentes na localidade e adjacências, realizando três mil procedimentos, aproximadamente, por ano, além de patrocinar, em parcerias, o Curso de Auxiliares de Saúde Bucal, direcionado a jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso é ministrado com a duração de oito meses, pela Faculdade de Odontologia da UFBA e Pierre Fouchard. O estágio de um ano é realizado no próprio Centro e, logo após, o participante recebe o diploma e a inscrição do Conselho Regional de Odontologia. Todos os participantes são indicados para o mercado de trabalho.
O Rotary Club Lauro de Freitas inclui a comunidade de Quingoma em todas as suas campanhas de arrecadação de alimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e eletrodomésticos. No mês de abril, o Conselho Diretor autorizou uma reforma em todas as instalações físicas do Complexo. Além de promover ações sociais na comunidade citada, temos dezenove instituições assistidas no Município.
Marivaldo Paixão
FONTE : CAFÉ COM NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares