quinta-feira, 26 de julho de 2012

Filhote de lobo marinho aparece em praia de Salvador Veterinária diz que ocorrência da espécie é comum no litoral baiano. Animal será submetido a exames para identificar a presença de doenças.

Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma, em Salvador (Foto: Reprodução/ TV BA)
Filhote recebeu primeiros cuidados dos moradores do bairro de Roma (Foto: Reprodução/ TV BA)
Moradores da Rua Frederico Lisboa, no bairro de Roma, em Salvador, encontraram na manhã desta quinta-feira (26) um filhote de lobo marinho às margens da praia. O animal, aparentemente debilitado, apareceu por volta das 6h e recebeu cuidados de vizinhos até a chegada de especialistas. Segundo relatos de populares, moradores entraram em contato imediatamente com o Ibama para solicitar o resgate do animal."Colocamos ele em um balde com água. Depois de aguardar por mais de três horas, nós levamos ele para o Inema [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]. Lá disseram que não era o lugar para levar. Mas dez minutos depois, o IMA [Instituto de Mamíferos Aquáticos] chegou. O animal estava quase morrendo", diz Anderson dos Santos, morador da região.
Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma, em Salvador (Foto: Reprodução/ TV BA)Moradores acham lobo marinho no bairro de Roma
(Foto: Reprodução/ TV BA)
A veterinária do IMA Rosana Rodrigues informou que o animal passa bem. Ele foi hidratado e será submetido a exames que podem apontar possíveis doenças.
"É comum o aparecimento desses animais no litoral baiano nessa época do ano. Em 2011, tivemos ocorrências de animais mortos. Já em 2010, recebemos um animal vivo, que continua com a gente depois de tratado", diz a veterinária. Segundo Rosana Rodrigues, esses animais vão ao litoral para procurar alimento e acabam ficando muito cansados para voltar para a região onde vivem e vão à praia descansar.A especialista justifica o atraso no resgate dizendo que o IMA é uma ONG e não possui grande infraestrutura para fazer os atendimentos. "A população precisa entender que nós atendemos a outros animais, e infelizmente, nossa estrutura é pequena para fazer atendimentos imediatos", diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares