segunda-feira, 23 de julho de 2012

Pinguim é encontrado no extremo sul do litoral baiano Animal foi recolhido pela Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri. Secretário diz que ocorrência é comum nesta época do ano.

Pinguim é encontrado no extremo sul do litoral baiano (Foto: Leilio Maximon/ Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri) 
Animal foi recolhido na manhã deste sábado, em Mucuri (Foto: Leilio Maximon/ Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri)
Um pinguim foi recolhido na manhã deste sábado (21) pela Secretaria de Meio Ambiente de Mucuri, município do extremo sul da Bahia. O órgão foi acionado pela polícia civil após o animal ser  encontrado na praia Boca da Barra. "Não é a primeira vez que isso acontece na cidade, de certa forma a gente já esperava o aparecimento da espécie em nosso litoral, o que costuma ocorrer nessa época do ano por causa do frio intenso na região da Patagônia [Argentina]", diz Leilio Maximon, secretário de Meio Ambiente do município.
Um pouco debilitado, o pinguim foi levado para a sede da Secretaria, onde foi aquecido e está sendo alimentado com peixes. Na segunda-feira (23) ele deve ser encaminhado para o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) de onde vai para Porto Seguro, seguindo viagem para o Rio Grande do Sul. "Primeiro o animal foi enrolado em jornal, para retomar a temperatura do corpo. Ele parecia estar cansado e com fome, mas reage bem, tenta bicar quando alguém se aproxima, o que é um bom sinal", comenta Leilio.
O secretário de Meio Ambiente observa que o pinguim é um animal silvestre e que a população deve tomar cuidados caso encontre algum deles. "A maioria das pessoas tem em mente o pinguim da espécie Real, que vive em ambientes congelados, e pensam em acolher o animal e colocá-lo no gelo. O tipo que aparece aqui na Bahia, o Magalhães, vive em uma região intermediária, que faz frio, mas não congela. Ao avistar um pinguim os órgãos ambientais devem ser acionados para fazer o recolhimento adequado, preservando a saúde tanto do animal quanto das pessoas, que podem ser expor a bactérias", destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares