quinta-feira, 21 de março de 2013

FESTA DE SÃO JOSÉ EM QUINGOMA LAURO DE FREITAS


Na noite de ontem, 19 de março realizamos mais uma festa de padroeiro, desta vez na comunidade de São José, localizada no bairro de Quingoma. Fiéis de outras comunidades se fizeram presentes e abrilhantaram ainda mais a festa. Representantes das comunidades de São Mateus, São Pedro, Bom Pastor, Nossa Senhora de Fátima, e da Matriz Santo Amaro de Ipitanga, os mesmos chegaram de carro, carona ou ônibus, totalizando aproximadamente 150 pessoas, que demonstraram os laços de amor e devoção que os une a São José.
Homens, mulheres, idosos, jovens e crianças – e como é grande o número de devotos mirins a este Santo na comunidade – se aglomeravam na porta da capela à espera da saída da procissão. Às 19 h iniciou, com a queima de fogos louvando São José, a marcha pelo amor e devoção com o Seminarista Lourival e os coroinhas conduzindo dos fiéis pelas ruas de bairro. Foi uma procissão marcante, a simplicidade e o farto sorriso no rosto dos fieis se misturando naquela comunidade.
A missa foi campal, atendendo ao grande número de fiéis, celebrada pelo pároco Pe. Juraci, que em sua homília, destaca a vida e peregrinação de São José em prol da fé, da família e do amor a Deus, destacando ser um homem obediente, justo e que participou da educação de Jesus. “O filho de São José recebeu presentes caríssimos à época: Incenso, ouro e mirra. Mesmo assim, ele fazia questão de trabalhar e de ser o melhor que poderia ser” disse nosso Pároco.
Ao final da missa Pe. Juraci benzeu um saco de milho e distribuiu aos presentes, com os votos de fartura para este ano, diz a tradição que se chover no dia de São José o ano será de muitas graças para os lavradores e agricultores. “Eu já plantei o meu (milho) e se não chover, eu molho” disse em tom de brincadeira Pe. Juraci. Não satisfeito, ele reuniu todas as crianças da comunidade dentro da Igreja para uma breve brincadeira e distribuição de ovos de páscoa, lembrando a elas a importância da catequese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares