segunda-feira, 26 de agosto de 2013

OFICINA DE ARTE E CULTURA INDÍGENA REFORÇA TRABALHO PEDAGÓGICO

Estudantes da Escola Municipal do Quingoma vivenciarão a arte e cultura indígena através de oficinas realizadas na aldeia Thá-Fene, da tribo Kariri-Xocó Fulni-o, naquela comunidade. O projeto O.A.I (Oficinas de Artes Indígenas), idealizado em parceria pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Cultura (Secult) foi lançado, na tarde desta sexta-feira (23), em cerimônia no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, com a presença de estudantes da rede pública de ensino e representantes da gestão municipal.

Segundo Victor Kizza, da Divisão de Projetos e Ações Complementares (Divipac),  da Semed, o projeto será desenvolvido através do Programa Mais Educação, a partir do mês de setembro. As oficinas serão desenvolvidas com base nas matrizes indígenas, seguindo o que está preconizado na Lei 11.645 da Educação, que implantou a “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” como obrigatória no currículo oficial das escolas brasileiras. “Trata-se de um projeto piloto, que deverá ser expandido para todas as escolas públicas de Lauro de Freitas”, destacou.
Na Escola Municipal de Quingoma estudam 200 alunos, que participarão das quatro oficinas previstas no O.A.I para serem desenvolvidas em duas etapas. Na primeira, terão contato com a arte da pintura e confecção de artesanato com materiais naturais. Na outra, conhecerão a música produzida a partir dos instrumentos, que em sua maioria reproduzem os sons da natureza.
No lançamento do programa, o índio Wakay demonstrou alguns desses instrumentos e os sons que podem ser retirados de cada um deles. “A proposta é a de fortalecer o trabalho pedagógico realizado nessa gestão”, disse Tassio Revelat, representante da Secult, que juntamente com Kizza formatou a proposta.
O O.A.I se adequou à proposta do Mais Educação, programa do Ministério da Cultura desenvolvido em Lauro de Freitas através da Semed, que proporciona a ampliação da oferta de atividades educativas nas escolas públicas.

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