sábado, 17 de agosto de 2013

OVERLOQUISTA INDUSTRIAL: PREFEITURA ENTREGA 47 CERTIFICADOS DE CURSO

“O que eu quero é ser feliz, viver tranquilamente, trabalhar e produzir. E poder me orgulhar, pois na SPM a mulher tem seu lugar”. Esses foram os versos cantados por 47 vozes femininas, durante a cerimônia de formatura da primeira turma do curso de Overloquista Industrial (pessoa que trabalha com máquina industrial de costura). O evento promovido pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), realizou-se nesta sexta-feira (16), na sede da instituição, situada em Vilas do Atlântico.

A ação contou com a participação da primeira-dama do município, Adriana Paiva, dos vereadores Mateus Reis, Aline Oliveira, representantes dos vereadores Manoel Carlos dos Santos “Carlucho” e Mirela Macedo.  Houve ainda a presença de profissionais da Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci).
Muito emocionada com a solenidade a secretária da SPM, Simone Medeiros, destaca que o curso de Overloquista Industrial contemplou 47 mulheres de diferentes classes sociais, com idades entre 25 a 60 anos. “A importância crucial para este momento é o retorno que as formandas estão nos dando no fortalecimento de políticas para mulheres. Essa ação é um grande marco da secretaria, pois demonstra que estamos no caminho certo, a exemplo, da viabilização da inserção da mulher no mercado de trabalho”, pontua.
Para a contemplada na iniciativa, Silvia Maia, 37 anos, moradora de Itinga, o curso mudou sua vida, pois ela passou a descobrir potencialidades que antes ainda não tinha explorado. “Esse curso para mim veio em uma boa hora, quando recebi o telefonema perguntaram se eu gostaria de participar da ação, gritei de tanta emoção, fui logo no primeiro dia. Com o tempo percebi que além de aprender a costurar, este curso me deu autonomia, autoestima, capacidade de entender que eu sou uma cidadã com direitos e deveres”, comenta.
De acordo com a psicóloga da SPM, Graça Machado, essa sensação descrita pela formanda é compreensível, pois a capacitação profissional proporciona vários benefícios a qualidade de vida dessas mulheres, inclusive no âmbito psicológico, já que elas passam a entender que são agentes produtivos, assim como os demais indivíduos que compõem a sociedade.   
A primeira-dama do município, Adriana Paiva, sinalizou que ficou muito alegre com a comemoração da formatura da primeira turma do curso oferecido pela SPM. Ela destacou também seu sentimento de felicidade com a conquista do edital nº 002/2013, lançado no dia 1º de março, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares