A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), através do Núcleo de Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, neste sábado (30), um workshop para apresentar amostras de trabalhos desenvolvidos pelos professores durante os cursos de formação, a partir de programas e projetos dos governos federal, estadual e municipal.
Os educadores que participaram das capacitações se tornaram multiplicadores de professores através dos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Penaic); Projeto para Formação de Professores e Auxiliares de Classe da Educação Infantil (Pró-Infância); Pacto Todos pela Escola e Pró-Letramento. Os programas têm como essência o complemento educativo sociocultural a fim de interagir com conteúdos dados em sala de aula, promovendo, assim, através do aluno para a comunidade, a formação do cidadão crítico, reflexivo e participativo.
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Vânia Pessoa, destacou que as ações incentivaram a leitura, a escrita e o raciocínio lógico matemático. "Podemos ver hoje o resultado disso, nas avaliações externas, no empenho dos professores durante as construções das atividades e na felicidade que os diretores demonstram ao relatar o bom rendimento das crianças, lendo, escrevendo e transformando a escola como local prazeroso para os alunos", afirma.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada da Semed, Evantildes de Barros, através da formação, os professores transformam e enriquecem a prática de ensino e a percepção dos alunos. "Com esse novo conteúdo levado pelos professores, os alunos passam a ter prazer no conhecimento e não ficam mais predispostos aos riscos das ruas. Com isso impactando direto na comunidade, com mudança de pensamento desse novo ser social", explica.
A professora da Escola Municipal Tenente Gustavo, em Areia Branca, Tânia Maria Nascimento, se emocionou ao relatar um dos grandes resultados que obteve após participar da capacitação. "Eu ensinava em uma sala onde os alunos só viviam em conflito. Eu não acreditava que poderia lidar com aquela situação, mas pedi uma oportunidade de participar do Pnaic. Após finalizar a capacitação, elaborei métodos de incentivo à leitura. Atualmente, me emociono ao ver alunos de até 12 anos, que antes só brincavam de briga, que não sabiam ler e não tinham interesse em aprender, transformados, lendo espontaneamente", comemora.
A diretora do Departamento Pedagógico da Semed, Vânia Pessoa, destacou que as ações incentivaram a leitura, a escrita e o raciocínio lógico matemático. "Podemos ver hoje o resultado disso, nas avaliações externas, no empenho dos professores durante as construções das atividades e na felicidade que os diretores demonstram ao relatar o bom rendimento das crianças, lendo, escrevendo e transformando a escola como local prazeroso para os alunos", afirma.
De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação Continuada da Semed, Evantildes de Barros, através da formação, os professores transformam e enriquecem a prática de ensino e a percepção dos alunos. "Com esse novo conteúdo levado pelos professores, os alunos passam a ter prazer no conhecimento e não ficam mais predispostos aos riscos das ruas. Com isso impactando direto na comunidade, com mudança de pensamento desse novo ser social", explica.
A professora da Escola Municipal Tenente Gustavo, em Areia Branca, Tânia Maria Nascimento, se emocionou ao relatar um dos grandes resultados que obteve após participar da capacitação. "Eu ensinava em uma sala onde os alunos só viviam em conflito. Eu não acreditava que poderia lidar com aquela situação, mas pedi uma oportunidade de participar do Pnaic. Após finalizar a capacitação, elaborei métodos de incentivo à leitura. Atualmente, me emociono ao ver alunos de até 12 anos, que antes só brincavam de briga, que não sabiam ler e não tinham interesse em aprender, transformados, lendo espontaneamente", comemora.
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