quarta-feira, 9 de abril de 2014

ENTREVISTA COM O HISTORIADOR GILDÁSIO FREITAS

Coriolano e Gildasio
Prof. Gildásio Freitas

O Portal Café com Noticias entrevistou o professor e historiador Gildásio Freitas, responsável pela Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural – DIPAC do município de Lauro de Freitas.  Gildásio Freitas é presidente da Academia de Letras e Artes da região metropolitana, vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas- ALAUF é conselheiro de cultura de Lauro de Freitas, conselheiro da Associação de Funcionários Públicos Municipais, é consultor da Sociedade São Jorge Filho Da Goméia, funcionário público da prefeitura há vinte e cincos anos. Fora do município é membro da Associação dos Moradores do Rio Vermelho, também é conselheiro de cultura do Rio Vermelho e membro da Academia dos Imortais do Rio Vermelho.
Temas como memória, história e cultura de Lauro de Freitas foram abordados. Leia na integra a entrevista.
Café com Notícias - O Senhor poderia fazer um comentário sobre a situação geral do município de Lauro de Freitas em seu aspecto cultural.
Gildásio Freitas - A cidade de Lauro de Freitas comporta muita gente que faz cultura, teatro, artes plásticas, artesãos, capoeiristas, dançarinos, samba de roda, samba de viola, pernas de pau, bonequeiros, muita coisa em termos de cultura popular, a cidade também apresenta diversidade em cultura erudita, como o Balé Adalgisa Rolim, porém são poucos os espaços no mercado, para todas essas pessoas fazerem exercício de seu talento, isso é um problema de ordem nacional, tá faltando políticas públicas para investir nesta área.
Café com Notícias - Quando o senhor chegou a Lauro de Freitas, qual foi a visão que o senhor teve da cidade?
Sem 44444

A Praça da Matriz nos anos 50
Gildásio Freitas – Quando cheguei em Lauro de Freitas,parei o carro ali no centro próximo  a prefeitura,olhei vi umas vacas pastando na rua,me perguntei: Isso aqui que é Lauro de Freitas? A cidade praticamente não tinha nada, procurei um lugar pra almoçar só havia um restaurante, que ao esmo tempo era um boteco, o restaurante muito simples, tomavam conta o dono e mais um rapaz, de hora em hora chegava alguém pra beber alguma coisa e ia embora, eu era morador do bairro do Rio Vermelho em Salvador, tinha uma papelaria com um sócio, que foi embora pra Itália, depois resolvi abrir o comércio em Itapuã, logo depois apareceram dois sócios e o comércio ficou pequeno pra três pessoas, então resolvemos eu e os sócios, fazer um levantamento pela região procurando um lugar para expandir a loja, e pela região não achamos nada, até que chegamos aqui, a cidade não era desenvolvida, porém possuía um banco o que era um grande avanço, o banco era o Real, e pensamos o lugar onde tem um banco, com certeza o futuro será de progressos, a sociedade não deu certo ,mas a vida aqui era tranquila, gostei da cidade e acabei ficando.
Café com Notícias - Existia no antigo prédio da prefeitura um monumento de um relógio que desapareceu, assim como um busto de Santos Dumont que ficava próximo a passarela do centro. O Senhor Conheceu esses monumentos? Sabe o que destino foi dado a eles? A cidade de Lauro de Freitas possui Acervo Público?
Gildásio Freitas – Na gestão de Marcelo Abreu, esses monumentos desapareceram ninguém sabe o que foi feito deles, quem pegou ou se foi roubado, nesta época a cidade não possuía acervo público, na gestão atual que foi criado a DIPAC- Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural, onde sou diretor, que era um projeto que vinha sendo cobrado há muito tempo, para que se tivesse um setor da prefeitura, que cuidasse do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Café com Notícias - Além de seus livros existe algum registro que preserve a memória da cidade?
Sem título
Gildásio Freitas – Quando cheguei aqui não havia livros com a história da cidade, não tinha jornal e nenhuma forma de imprensa, a primeira publicação referente à cidade fui eu que escrevi,foi um roteiro turístico, desde então comecei a me envolver coma vida e a cultura da cidade, montei a primeira galeria de arte, que durante muito tempo deu espaço a vários artistas da região.
Café com Notícias - Das famílias tradicionais que o senhor cita em suas publicações, ainda existem moradores ou descendentes dessas famílias na cidade?

ffdfdf
Gildásio Freitas – Sim ainda existem várias famílias, no centro da cidade, Família Franco, Família Maia, Família Paranhos, Família Leite, os Ferreira de Araújo, em Portão tem a Família Noronha, a Família de Mãe Mirinha, entre outras tantas, dessas famílias uma das que contribuem fortemente politicamente e socialmente são os Franco.
Café com Notícias No ano que vem Lauro de Freitas comemora 50 anos, já existe alguma coordenação ou ação projetada da secretaria de planejamento e da secretaria de cultura em prol dessas festividades?
Gildásio Freitas – Eu quanto responsável pela DIPAC estou atento para estas festividades, estou elaborando algumas coisas, que no momento não posso revelar, porque tem que ter o aval da poder público, e quanto aos demais acredito que será feita uma comissão para a organização dessas comemorações.
Café com Notícias Em relação à Copa do Mundo de 2014, como a cidade está se preparando para esse evento?
Gildásio Freitas – Eu acredito que já exista uma movimentação das secretarias de cultura e planejamento, se ouve muito falar dos benefícios que o evento vai trazer para a cidade, devido às proximidades com Salvador e com o Aeroporto, o turismo da cidade vai se beneficiar  de forma significativa.
Café com Notícias - Quantos distritos hoje fazem parte de Lauro de Freitas
Gildásio Freitas – Na história do município, nunca tinha sido feita uma divisão distrital, porém na gestão anterior a de Moema, foi feita a primeira tentativa de uma divisão oficial, a cidade foi dividida em sete distritos: centro, Itinga, Portão, Areia Branca, Caji, Picuaia, Atlântico Norte que abrangia Vilas, Mirage e Buraquinho, eu particularmente não concordei com essa divisão porque não vejo a praia de Buraquinho separada de Portão, a gestão atual não manteve essa divisão, fez uma nova versão, porém não tenho o conhecimento oficial.
Café com Notícias - Nestes seus 30 anos de vivência no município o senhor poderia apontar alguns moradores que contribuíram para o crescimento e desenvolvimento da cidade?
Gildásio Freitas – Fica difícil falar sobre esse assunto, porque foram inúmeras pessoas que contribuíram de alguma forma para o crescimento do município e com certeza eu iria cometer injustiças no livro de Dona Glorinha, ela fala de muitas pessoas que eu nem cheguei a conhecer, mas como referencia tem pessoas muito importantes como o Sr. João Brito que completa esse ano no dia 12 de maio, 93anos, Sr. Cândido 98 anos, Balaeiro, tinha Joaquim que faleceu, tem muita gente que não tá tão idoso assim, tem pessoas apartir de 60 anos que fazem parte da historia da cidade, tem Cadinha no centro, Vanjo o barbeiro ele sabe muita história da cidade mora aqui desde menino, o pai dele era limpador de fonte, em Portão tem a dona Ziluca filha de João Expresso, tem Aidê, seu Paizinho do samba de viola, Tonho Macarrão que foi vereador muitos anos de Portão, enfim como já disse são inúmeras pessoas.
download
Fotos Acervo Café com Noticias

Café com Notícias – Falando de entretenimento, diversão e lazer a cidade tem espaços públicos onde o morador possa se divertir junto a sua família?
Gildásio Freitas – -São poucos os espaços culturais públicos presentes em Lauro de Freitas, a maioria dos espaços hoje são particulares são barzinhos que oferecem música ao vivo, como partida alto, pagode e serestas.
Café com Notícias - Onde é que as pessoas que moram na Itinga podem desfrutar de um lazer cultural? Onde é o centro de cultura de Itinga?
Gildásio Freitas – -Itinga agora vai ganhar um espaço cultural que vai ter um Cine Teatro, uma biblioteca, espaço de lazer, o projeto já foi aprovado e a previsão para sua concretização é de que seja o mais rápido possível.
Café com Notícias - Professor, sabendo que este projeto já foi aprovado e que logo será entregue a comunidade, o senhor não acha que se deve ser feito um trabalho de divulgação e reeducação da população, depois de pronto será que as pessoas irão frenquentar o espaço?
Gildásio Freitas – O problema do Brasil é isso, tem que se investir na educação e na cultura, criando os espaços e investindo na cultura, é incentivar a população a freqüentar e preservar esses espaços, o teatro de Lauro de Freitas, por exemplo, foi um erro, foi construído há trinta anos com 210 lugares, e essa não é a realidade do brasileiro, até hoje a maioria dos brasileiros nunca entraram num museu, nunca entraram num teatro.
Café com Notícias Professor Gildásio hoje o senhor participa e contribuem em quantas instituições em toda região metropolitana?
Gildásio Freitas – Hoje participo de diversas Instituições que colaboro direto e indiretamente, atualmente sou Presidente da Academia de Letras e Artes da região metropolitana, que engloba seis municípios da região, sou vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas- ALAUF, que funciona provisoriamente na Unime, nos cederam uma sala, funcionamos lá, sou conselheiro de cultura, nós criamos o Conselho de Cultura há dois anos, sou um dos fundadores, sou conselheiro aqui também da associação de funcionários públicos municipais, sou consultor Sociedade São Jorge Filho Da Goméia, que tem uma série de trabalhos conhecidos, mas o maior deles é o bloco afro Bankoma, lá tem oficina de tecelagem, aulas de capoeira, tem um museu, estamos instalando agora uma biblioteca comunitária, tem um infocentro, entres outras atividades culturais, eu fui um dos fundadores, tive vários cargos lá como de diretor, sou funcionário público também da prefeitura há vinte e cincos anos. Além de servidor exerço o cargo de diretor do DIPAC – Divisão do Patrimônio Artístico e Cultural do município, que cuida do patrimônio material e imaterial. Fora do município sou membro da Associação dos Moradores do Rio Vermelho onde nasci e fui criado, sou conselheiro de cultura do Rio Vermelho, sou membro da Academia dos Imortais do Rio Vermelho.
Café com Notícias - Qual o tema do seu próximo livro?
Gildásio Freitas - Esse é o meu quarto livro seu tema é Influencias e Contribuições Afro- Brasileiras em Lauro de Freitas e esse livro atende as exigências do MEC de inserir na educação brasileira, conteúdo sobre a cultura Afro Descendente.

Fonte: Café com Notícias

Um comentário:

  1. Gostei desta matéria, é bom saber que temos pessoas que ajudam o crescimento da nossa cultura local e que tem muito a contribuir com as secretaria responsável. Me faz ter outro pensamento deste rapaz.
    Parabéns.

    GUEU-20

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares