segunda-feira, 16 de junho de 2014

Argentina amplia série invicta em estreias e vence a Bósnia

por Felipe Santana
Argentina amplia série invicta em estreias e vence a Bósnia
Foto: Fábio Mota / Estadão Conteúdo
A escrita está mantida. Desde 1994, ou seja, cinco edições de Copa do Mundo, a Argentina só estreava com triunfos. Na noite deste domingo (15), no Maracanã, a história dos hermanos ganhou mais um capítulo. Continua tudo azul em Buenos Aires. No último jogo do dia, os argentinos derrotaram a Bósnia por 2 a 1 e ampliaram a série de vitórias nos primeiro jogos em mundiais para seis. Para fechar o bom resultado com chave de ouro, no primeiro encontro com o Maracanã, o craque Lionel Messi deixou a sua marca.

Os argentinos terão a semana toda de preparação pela frente. No próximo sábado (21), às 13h, a equipe liderada por Lionel Messi enfrenta o Irã no Estádio do Mineirão. A Bósnia, na sua primeira participação em Copa do Mundo, após a derrota, encara a Nigéria na Arena Pantanal, às 19h, em busca da reabilitação.

Argentina sai na frente
Dois minutos. Este foi o tempo que os Hermanos precisaram para marcar o primeiro gol na Copa do Mundo de 2014. Em cobrança de falta, Lionel Messi cruzou para grande área. Rojo desviou para trás de cabeça e Kolasinac, sem querer, tocou para dentro da própria meta: Argentina 1 a 0.
 
A Bósnia, aos 12 minutos, quase chegou ao gol de empate. Hajrovic recebeu lindo lançamento, sem marcaçao, mas errou na hora de dominar e viu Romero, de soco, afastar o perigo. Foi a primeira grande chance da equipe europeia na partida.
 
Até os 22 minutos, apesar do susto, a defesa da Argentina era digna de elogios. Muito bem postada, com três zagueiros, evitava aproximação da Bósnia. Não é à toa que Dzeko, o principal nome do time europeu, poucas vezes pegou na bola. Precisava sair para buscar o jogo e isso diminuiu o ímpeto ofensivo dos azuis. Do outro lado, muito bem marcado, Messi não conseguia brilhar como de costume. Tentou três lances individuais, sem sucesso.

Bósnia melhora
Quando achou um espaço no sistema defensivo argentino, a Bósnia parou na arbitragem. Lulic, após belo passe, ficou de frente para o goleiro Romero, mas o auxiliar considerou posição irregular e marcou impedimento.
 
O jogo, até então muito mornou, ganhou um pouco mais de adrenalina aos 31 minutos. O volante Mascherano finalizou de fora da grande área e o goleiro Begovic. Dois minutos depois, Dzeko se desprendeu na marcação e errou na finalização. Da entrada da área, o camisa 11 bateu alto, por cima da meta.
 
Aos 40, a Bósnia parou no goleiro Romero duas vezes. Primeiro, em cobrança de escanteio, Lulic subiu no primeiro pau e cabeceou obrigando uma boa intervenção do camisa 1 argentino. Na sequência, Hajrovic arriscou de longe e o arqueiro encaixou.

Segundo tempo
A Argentina começou a partida com uma formação mais preocupada com o setor defensivo, com três zagueiros, e em alguns momentos com cinco homens próximos a grande área. O resultado positivo, no entanto, não deixou Sabella feliz com o desempenho do time. Na volta do vestiário, duas alterações. Desfez o esquema tático, tirando um zagueiro, e colocando o centroavante Higuaín, além da troca de Maxi Rodriguez por Fernando Gago.
 
Mas, nos primeiros dez minutos, quem criou chances foi a Bósnia. Primeiro, de falta, Romero segurou. Na outra, em finalização de fora da área, Hajrovic finalizou por cima da meta. Aos 10, os hermanos responderam. Aguero, dentro da área, bateu colocado, mas pegou muito embaixo da bola, sem assustar.

Messi em ação
Aos 14, enfim, Lionel Messi apareceu. Passou por dois adversários e rolou para Aguero. O atacante, de primeira, bateu e o goleiro da Bósnia segurou. E não apareceu apenas uma vez. Aos 18, tabelou com Higuaín, e disparou. O camisa 10 passou por dois, ajeitou e bateu no canto direito, sem chances para Begovic. Bola bateu na trave e morreu do outro lado: Argentina 2 a 0.
 
Aguero queria deixar o dele. Aos 30, novamente aberto pelo lado direito, o camisa 20 finalizou forte, mas sem direção. Outro que errou a mira pouco depois foi Higuai, após lançamento de Messi. 
 
Bósnia diminui
Apesar do placar, o time europeu não desistiu do jogo. Aos 39, na saída do goleiro Romero, o atacante Ibisevic tocou fraquinho e conseguiu reascender a partida no Maracanã. Imediatamente depois de levar o gol, o treinador Alejandro Sabella modificou. Tirou o atacante Aguero e colocou o volante Biglia para fechar a equipe e manter o resultado.

Antes do apito final, em rápido, Messi teve uma grande chance e chutou na rede pelo lado de fora.

FICHA TÉCNICA:
Copa do Mundo - 1ª rodada (grupo F)
Argentina x Bósnia
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 15/06/2014
Árbitro: Joel Aguilar (El Salvador)
Auxiliares: William Torres e Juan Zumba
Gols: Messi e Kolanisac (contra) / Ibisevic (Bósnia)
Cartões amarelos: Rojo (Argentino) / Besic (Bósnia)
 
Argentina: Romero; Zabaleta, Campagnaro (Gago), Fernández, Garay e Rojo; Mascherano, Maxi Rodríguez (Higuain) e Di María; Messi e Agüero Biglia). Técnico: Alejandro Sabella
 
Bósnia: Begovic; Spahic, Bicakcic, Mujdza (Ibisevic) e Kolasinac; Besic, Pjanic, Misimovic (Medunjanin) e Lulic; Hajrovic (Visca) e Dzeko. Técnico: Safet Susic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares