segunda-feira, 16 de junho de 2014

Em tarde de Benzema, França goleia Honduras no Beira-Rio

por Felipe Santana
Em tarde de Benzema, França goleia Honduras no Beira-Rio
Foto: Getty Images
A zebra passou bem longe de Porto Alegre na tarde deste domingo (15). Muito superior tecnicamente e com ajuda da tecnologia, a França comandada por Karim Benezema cumpriu com o favoritismo no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e derrotou a seleção de Honduras por 3 a 0, na primeira rodada do grupo E.
 
O triunfo europeu foi marcado por polêmicas antes e durante o jogo. Inicialmente, a partida não teve a execução dos hinos nacionais como de costume por uma falha no sistema de som. Depois, já no decorrer da partida, o primeiro gol foi iniciado em um pênalti bem marcado, mas que contou com a expulsão duvidosa do meia Palacios. Na etapa final, em uma finalização de Benzema, o árbitro Sandro Meira Ricci precisou da ajuda da tecnologia colocada na linha do gol para, após a ultrapassagem da bola sobre a marca, o relógio indicar que o gol poderia ser validado. E foi como aconteceu. Apesar da reclamação de Honduras, o juiz foi informado da validade do lance e assim apontou para o meio do campo.

Na próxima sexta-feira (20), na Arena Fonte Nova, a França volta a campo para enfrentar a Suiça, às 16h, no duelo entre as duas seleções vitoriosas. Enquanto em Curitiba, às 19h, Honduras e Equador duelam na Arena da Baixada.
 
Jogo
A torcida brasileira decidiu, após o apito inicial, apoiar a seleção de Honduras. O apoio, porém, não serviu para muita coisa. A França, favorita para vencer, mostrou a superioridade desde o início. Aos 14 minutos, em novo lance aéreo, a defesa de Honduras não cortou como deveria. A bola sobrou de presente para o volante Matuidi. O francês bateu e, antes que a bola tocasse no travessão, o goleiro Vallades desviou de maneira crucial para evitar o primeiro gol do jogo.
 
A pressão francesa continuou, mas o travessão estava lá para impedir que o zero saisse do placar Aos 22, após cruzamento, o jovem Griezmann cabeceou sem marcação e acertou o poste. Aos 26 minutos, como aconteceu nas primeiras partidas do mundial, mais um lance polêmico envolvendo a arbitragem. Pogba ao disputar a bola com Palacios caiu no chão. 
 
Deitado, o jogador francês acertou um pontapé no adversário, mas o árbitro Sandro Meira Ricci não o expulso. Aplicou o cartão amarelo em cada atleta e deu continuidade ao jogo. Só deu França na etapa inicial. Aos 36, novamente como homem surpresa entre os defensores de Honduras, Matuidi apareceu bem. Entrou na grande área, observou o posicionamento de Benzema, mas, na hora do cruzamento, foi surpreendido com o corte do zagueiro Figueroa. 
 
Aos 40, os papéis foram invertidos. Benzema recebeu o passe na esquerda, armou para chutar e foi travado no momento da finalização.
 
Prejuízo duplo
Aos 42, a seleção de Honduras sofreu um duro golpe. Palacios, que já tinha cartão amarelo, cometeu pênalti no volante Pogba. O árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, não satisfeito, expulsou o autor da penalidade. Na cobrança, com muita categoria, o centroavante Benzema descolocou o goleiro e marcou o primeiro gol francês na Copa do Mundo.

Etapa final
A França precisou de apenas 2 minutos para ampliar o placar em Porto Alegre. Benzema, dentro da pequena, aproveitou o cruzamento e bateu de primeira. A bola pegou na trave, caminhou pela linha até bater no goleiro Valladares. Após o desvio, o arqueiro de Honduras tirou a bola dentro do gol. Apesar da dicussão, a tecnologia usada pela Fifa apontou que a bola ultrapassou a linha e por isso o gol foi corretamente validado pelo brasileiro Sandro Meira Ricci.
 
Aos 9, o camisa 10 francês quase chegou ao terceiro dele, o que seria o terceiro da França. Griezmann tocou e deixou o centroavante na cara do gol. Benzema, porém, não pegou tão bem na bola e Valladares fez bela defesa.

Os franceses mandavam na partida. Aos 18, Benzema saiu da área e iniciou uma bela jogada. Viu Evra passar e tocou para o lateral, que cruzou na medida para Matuidi. O volante, dentro da área, acertou a rede, mas pelo lado de fora. Era só ataque contra defesa desde o reinício do jogo. A Honduras, muito timidamente, chegou ao ataque aos 22 minutos. Boniek Garcia fez jogada individual, entrou na área, mas o chutou saiu muito fraco nas mãos de Lloris.

Terceiro da França
Após jogada ensaiada na cobrança de escanteio, Debuchy recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, que acertou o zagueiro adversário. A bola sobrou nos pés de Benzema, que encheu o pé e marcou o segundo dele na partida, já que o segundo gol da França o árbitro considerou contra do goleiro Valladares.

A França, com a larga vantagem, tirou o pé do acelerador. Manteve o jogo sob controle, com a posse de bola, e apenas esperou pelo apito final para comemorar os primeiros três pontos.
 
FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo - 1ª rodada
França x Honduras
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 15/06/2014
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA)
Auxiliares:  Emerson de Carvalho (BRA) e Marcelo Van Gasse (BRA)
Gols: Valladares (contra) e Benzema (2x)  França
Cartões amarelos: Evra, Pogba e Cabaye (França) / Garcia e Figueroa (Honduras)
Cartões vermelho:  Palacios (Honduras)

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Sackho, Varane e Evra; Matuidi, Pogba (Sissoko) e Cabaye (Mavuba(; Valbuena (Giroud), Griezmann; Benzema. Técnico: Didier Deschamps

HONDURAS: Noel Valladares; Bryan Beckeles, Mayor Figuerea, Vitor Bernardez (Chavez) e Emilio Izaguirre; Andy Najar (Claros), Luis Garrido, Wilson Palacios e Roger Espinoza e Carlo Costly e Jerry Bengtson (Garcia) Técnico: Luis Fernando Suárez

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares