quinta-feira, 19 de junho de 2014

Croácia goleia Camarões e segue viva na Copa do Mundo 2014

por Edimário Duplat
Croácia goleia Camarões e segue viva na Copa do Mundo 2014
Foto: Reprodução
A Croácia garantiu sua sobrevivência na Copa do Mundo 2014 ao derrotar a seleção de Camarões pelo placar de 4 a 0 em partida válida pela segunda rodada e realizada na Arena Amazônia, em Manaus. Agora, os europeus lutam pela classificação contra o México, enquanto Camarões apenas cumprem tabela contra o Brasil na terceira rodada da competição.

Nos primeiros minutos, Camarões tentou marcar chegar a defesa europeia com jogadas criadas por Moukandjo no setor direito de seu ataque, mas sem sucesso nas finalizações. Mesmo assim, os africanos seguiram com domínio sobre o adversário, que somente conseguia responder em lampejos de ataque ao gol adversário. Entretanto, mesmo chegando pouco ao ataque, foram os croatas que abriram o marcador. Aos 10, após o goleiro N’Koulou afastar um cruzamento, a bola sobrou para Perisic tocar rasteiro e Olic completar para o fundo do gol.

Com os croatas a frente do marcador, o panorama do jogo mudou e os comandados de Niko Kovac passaram a dominar o jogo, valorizando as bolas aéreas e forçando a defesa camaronesa a se desdobrar nas interceptações. Em uma delas, aos 16, Pranjic cobrou escanteio e a bola acabou sendo desviada mas sobrou para Olic. Só que Itadje salvou a sua seleção.

Camarões tentou retomar o domínio do jogo e passou a investir com mais velocidade no meio campo, mas não conseguia entrar no gol croata e passou a arriscar de fora da aérea, sem conseguir levar medo ao gol de Pletikosa.

Aos poucos, os Vatreni começaram a se fechar mais em sua defesa, com os camaroneses sendo cada vez mais ineficientes em penetrar no setor adversário. Aumentando mais a marcação, a Croácia segurava o resultado e em algumas ocasiões criava jogadas de contra-ataque, como aos 30 onde após cobrança de falta Mandzukic acabou sendo pego em posição de impedimento.

Sem conseguir vencer os croatas nas jogadas de ataque, os camaroneses passaram a prezar pelas faltas e com isso acabaram ficando desfalcados em campo. Aos 39, após um contra-ataque armado pelos europeus, Song atingiu as costas do atacante Mandzukic e recebeu o primeiro cartão vermelho do jogo.

Com um jogador a mais que Camarões, a Croácia passou a tocar a bola e administrar o resultado até o final do primeiro tempo, preservando o placar em 1 a 0.

Na segunda etapa, a Croácia não quis esperar muito para garantir sua permanência na disputa por uma vaga nas oitavas-de-final. Logo aos 2 minutos, Perisic roubou a bola de Itandje e tocou na saída do goleiro camaronês. Com os africanos ficando cada vez mais desesperados para marcar o gol, a Croácia teve facilidades para ampliar a vantagem. Assim, depois de diversas chances criadas pelo time dos Balcãs, o terceiro gol acabou saindo aos 16, quando Mandzukic cabeceou forte após cobrança de falta e deixou no fundo das redes.

Com 3 a 0 no marcador, a equipe de Niko Kovac passou a esperar os seus adversário e tentar resolver nos contra-ataques. Dessa maneira, aos 27, o brasileiro naturalizado Eduardo da Silva chutou cruzado e a bola acabou rebatida pelo goleiro. Na sobra, Mandzukic apenas tocou e chegou ao quarto gol de seu time.

Já com o jogo praticamente resolvido, o selecionado europeu apenas administrou o resultado até os minutos finais e garantiu sua primeira vitória na competição. Agora, a Croácia tem um jogo de vida ou morte contra o México, enquanto os camaroneses apenas cumprem a terceira rodada da competição jogando contra o Brasil, nesta segunda-feira (23), no Estádio Mané Garrincha em Brasília.

FICHA TÉCNICA
Copa do Mundo
Camarões x Croácia

Local: Arena Amazônia (AM)
Data-hora: 18/06/2014, às 19h (de Brasília)
Árbitro: Pedro Proença (Portugal)
Auxiliares: Bertino Miranda e Tiago Trigo (Portugal)
Cartões Vermelhos:Song
Gols: Perisic, Olic, Mandzukic (2 gols)

CAMARÕES: Itandje; Mbla, Chedjou (Nounkeu), N’Koulou, Assou-Ekotto, Matip, Song, Enoh, Choupo-Moting (Edgard Salil), Aboubakar (Webo), Moukandjo Técnico: Volker Finke

CROÁCIA: Pletikosa, Srna, Corluka, Lovren, Pranjic, Modric, Rakitic, Sammir (Kovacic), Perlsic (Recic), Olic (Eduardo da Silva), Mandzukic. Técnico: Niko Kovac

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares