quinta-feira, 19 de junho de 2014

Espanha é a quinta campeã a ser eliminada na 1ª fase


por Daniel Japiassu
Espanha é a quinta campeã a ser eliminada na 1ª fase
Foto: Getty Images
Os deuses do futebol aprontaram de novo. Mais um campeão do mundo dá adeus à Copa em que defendia o seu título. A derrota para o Chile por 2 a 0, nesta quarta-feira, no Maracanã (parece que o estádio não dá mesmo sorte aos comandados de Vicente Del Bosque), obrigou a Espanha a fazer as malas mais cedo e voltar para casa. Justiça seja feita, o fracasso faz com que os espanhóis se juntem a um grupo de respeito.
ITÁLIA EM 1950 - É verdade que a seleção italiana de 1950 não tinha nenhum integrante do time campeão (aliás, bicampeão) de 1938. Mas, de qualquer forma, o país detinha o título. Passada a Segunda Guerra Mundial, os italianos chegaram sem grandes pretensões ao Brasil. E foram eliminados após derrota para a Suécia (3 a 2) e vitória sobre o Paraguai (2 a 0). Como suecos e paraguaios empataram por 2 a 2, a Azzurra ficou pelo caminho.
BRASIL EM 1966 - Na Copa da Inglaterra, os bicampeões tentavam o tri, com uma equipe repleta de veteranos de
1958 e 1962 e algumas caras novas - que só se consolidariam na seleção quatro anos mais tarde, como Jairzinho, Gerson e Tostão. Após um começo até razoável (2 a 0 na fraca Bulgária), duas derrotas (ambas por 3 a 1, diante de Hungria e Portugal) e uma eliminação precoce e dolorida.
FRANÇA EM 2002 - Poucas eliminações foram tão festejadas no Brasil quanto esta. Algozes da seleção na final de 1998, no Stade de France, os franceses conseguiram uma segunda façanha (a primeira, convenhamos, fora o
título quatro anos antes): Zidane, Trezeguet e cia. acabaram eliminados da Copa do Japão e da Coreia do Sul com duas derrotas (1 a 0 para Senegal e 2 a 0 para a Dinamarca) e um empate (com o Uruguai), sem fazer um mísero gol.2
ITÁLIA EM 2010 - Buffon, Cannavaro e Pirlo (este entrou apenas no terceiro jogo), líderes da campanha de 2006, na Alemanha, bem que tentaram evitar o pior - no caso, a "bivergonha" italiana. Mas não houve jeito.
A Azzurra patinou nos gramados da África do Sul e embarcou de volta ao final da primeira fase. Na bagagem, empates em 1 a 1 com Paraguai e a fraca Nova Zelândia e derrota para a Eslováquia, por 3 a 2.

ESPANHA EM 2014 - Nesta edição do Mundial, de volta ao Brasil, o tiki-taka - que encantara o planeta na Copa da África e nas Eurocopas de 2008 e 2012 - emperrou. E nem foi preciso chegar ao terceiro jogo da primeira fase contra a Austrália, no próximo dia 23. O time de Vicente Del Bosque apanhou da Holanda (5 a 1) e do Chile (2 a 0). Como os holandeses e os chilenos venceram os dois primeiros jogos, já não há matemática capaz de classificar Iniesta, Xavi Alonso e seus companheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares