segunda-feira, 21 de novembro de 2011

CAMINHADA DA CONSCIÊNCIA NEGRA E ANIVERSÁRIO DO GRUPO COMANDO NEGRO 2011


Ontem dia 20 de Novembro foi realizada a Caminhada da Consciência Negra e o aniversário do 18 ANOS do Grupo Cultural e Carnavalesco Comando Negro, a caminhada saiu do Final de linha do Centro de Lauro de Freitas até a sede do grupo Comando Negro que fica na Praça da Bíblia. A Festa foi muito bonita e no final cada grupo fez uma apresentação.


Segundo dados do IBGE, mais da metade da população brasileira é negra. Mesmo sendo a maioria, a raça negra ainda sofre com a discriminação, dificultando o acesso ao mercado de trabalho, a educação, a cultura, afetando diretamente a auto-estima, os valores sociais e comprometendo a qualidade de vida.

 A importância do dia e do feriado
Em 2010 o município de Lauro de Freitas incluiu no seu calendário o dia 20 de novembro, como feriado municipal em comemoração ao Dia da Consciência Negra. A iniciativa partiu do vereador Lula Maciel (PT) através da Lei nº1.352/09.Reconhecer a data como feriado é uma forma de destacar a necessidade de incluir a igualdade racial e de gênero, a identidade afro-brasileira e o combate ao racismo nas políticas públicas do município.A raça negra é uma das raízes da cultura brasileira e faz parte da nossa história, influencia as nossas vidas também através da música, da culinária, das festas populares, da religiosidade entre muitos outros costumes trazidos da África para o Brasil.A data foi escolhida por representar um marco em defesa da liberdade e do respeito entre as raças. No dia 20 de novembro de 1695, o líder negro Zumbi, que lutou pela liberdade de seu povo, foi assassinado no quilombo dos Palmares, localizado entre Pernambuco e Alagoas.Além da data como feriado, o vereador Lula Maciel teve papel destacado na criação da Semana Municipal das Artes Negras, quando a população é também convidada a comemorar e fazer uma reflexão sobre o tema.
     Banda Mirim do Comando Negro deu um show no Fim da Caminhada tocando na Praça da Biblía
Grupo de Dança Bambolê Balanço

                   Grupo Brilhaêr da Lagoa dos Patos liderado por Mestre Washington


Grupo Bambolê Perna de Pau

                                Caveirinha avaliou uma ótima caminhada e disse que o ponto negativo foi falha do transporte que Antonio Lírio Secretário de Cultura do Município prometeu e não apreceu e de última hora teve de conseguir transporte para os grupos culturais.


VEJAM  O VÍDEO DA CAMINHADA




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares