quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

DEU NO G1 - BA - Bloco Afro Bankoma divulga tema do Carnaval 2012 - Grupo leva para a avenida a busca pela preservação da cultura infantil. Bankoma traz quilombolas de Senhor do Bonfim para desfilar no Carnaval.

bankoma (Foto: Divulgação)'O Tempo e a Criança' é o tema do bloco Afro Bankoma. (Foto: Divulgação)
‘Tembwa Ye Ndenge’, ou ‘O Tempo e a Criança’. Esse é o tema para o carnaval 2012 do Bloco Afro Bankoma. Para festejar o tema, o grupo leva para a avenida a busca pela preservação da cultura infantil.
A coordenadora pedagógica do Bloco, que também funciona como projeto social, Eliana Santos, conta a importância de reconhecer a infância.
O Bankoma leva para a avenida esse tema com o intuito de chamar atenção para a importância do ensinamento dos mais velhos para o mais novos. É importante sabermos cuidar dessas crianças e prepara-las para um futuro próximo”, diz.
A coordenadora comentou ainda, sobre a importância de propagar o conhecimento ancestral. “Como o Bankoma trabalha no contexto social, existe a preocupação de formar cidadãos e existe a preparação para postergar o conhecimento ancestral”, conclui.
No carnaval de 2012, o Bankoma repete na avenida o sucesso de 2008 e traz grupos quilombolas do município de Senhor do Bonfim para desfilar no Carnaval.
Sobre o Bloco
O Bloco Bankoma, é um dos mais tradicionais blocos afros de Salvador. O bloco surgiu com intuito de divulgar o que era produzido dentro do terreiro e atualmente possui relação com 350 terreiros de candomblé.
Atualmente o bloco desenvolve atividades educacionais no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, lo De origem Banto, ‘Bankoma’ significa ‘reunião de pessoas’. Todas as oficinas são abertas à sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares