A aluna Cíntia Santos atua há seis anos em uma creche do Bairro da Paz, em Salvador, e não deixou passar a oportunidade do curso superior. “Agarrei com tudo, mesmo com as dificuldades. Esta é a área que gosto e que desejo trabalhar”. Para dar conta, ela levanta às 5h30 e chega em casa por volta das 10h30. “Ainda tenho de trabalhar em casa e dar atenção às minhas filhas”. Após a abertura, a vice-reitora falou sobre os desafios e perspectivas da atuação do pedagogo no mundo contemporâneo, tema da aula inaugural. “Hoje o pedagogo pode atuar na docência, na gestão educacional, em pesquisa e extensão e nos espaços informais. Há inúmeras possibilidades, mas para isso é preciso estudar, fazer especializações”.
Pedagoga e professora de pedagogia há mais de 15 anos, a secretária municipal de Educação, Suely Calixto, destacou o “momento de muita felicidade” e se colocou à disposição da UNEB e dos alunos. “É um curso de muita qualidade e com certeza vocês vão fazer a diferença”. O curso faz parte do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).
A unidade do Pusai oferece cursos presenciais de línguas, Pedagogia, Educação Física e Ciências Contábeis, somando 200 alunos. Pelo Universidade Aberta do Brasil, há formação em Administração, Geografia, Química, Ciência da Computação e Biologia. A unidade, cedida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, também é utilizada para capacitação de Policiais Militares e de professores da rede municipal de ensino.
Em parceria com faculdades particulares de Lauro de Freitas, a prefeitura disponibiliza 800 bolsas de curso superior a jovens carentes do município por meio do Programa Municipal Universidade para Todos (Promuni).
Nenhum comentário:
Postar um comentário