terça-feira, 2 de outubro de 2012

Eleitor: atenção ao que pode ou não até o dia 7

Após três meses, a campanha eleitoral chega na reta final. Os candidatos a prefeito e vereador podem pedir voto ao eleitor até sábado, último dia de campanha eleitoral. A partir de hoje (02) e até a próxima terça-feira (9) ninguém pode ser preso, a não ser em flagrante.

No domingo, dia do pleito, não é permitido nenhum tipo de propaganda política. Mas pode haver manifestação individual do eleitor por meio de bandeiras, broches, adesivos e até mesmo camisetas das agremiações partidárias e dos candidatos no momento da votação. Não é permitido, no entando, grupos de pessoas com esses materiais, o que é considerado movimento coletivo de campanha.

Para votar é obrigatório a apresentação de um documento oficial de identificação com fotografia. São válidos certificado de reservista (no caso dos homens), carteira de trabalho, CNH (Carteira Nacional de Habilitação com foto) e identidades funcionais. Certidões de casamento ou de nascimento não serão aceitas pelos fiscais de votação.

Embora seja proibida, a prática de entregar material de campanha aos eleitores, conhecida como boca de urna, ainda é muito utilizada. O objetivo da medida é conquistar os eleitores que ainda estão indecisos em quem votar e decidem o voto a caminho do local de votação e podem ser influenciados pela propaganda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares