sábado, 5 de janeiro de 2013

DEU NO CATIRIPAPU - HOJE É DIA DE REIS!!! VAMOS DEIXAR ACESA ESTA MANIFESTAÇÃO CULTURAL


HOJE A NOITE SAINDO DO PÉ DE OITI AS 19:30 Hs.
05 DE JANEIRO DE 2013
Na foto a cantadora Vivaldina Conceição a popular Badinha, responsável por deixar viva a tradição.

Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de "alguns magos do Oriente" que, segundo o hagiológio, foram três Reis Magos, e que ocorrera no dia 6 de janeiro. A noite do dia 5 de janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como "Noite de Reis".
Em Lauro de Freitas a folia de Reis não lembra em nenhum momento a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus. Houve um mix que só nesta cidade mesmo para se realizar, através da peculiaridade da nossa mais tradicional cantadora, que ainda deixa acesa a chama desta manifestação que há qualquer dia pode acabar, por não existir uma manutenção das pessoas que participam, onde este grupo só existem senhoras e senhores. Precisam que crianças e jovens tenham estímulos para participarem com conhecimento de causa e que não permitam que esta tradição se acabe.


Aqui o que chamam de "terno de Reis", se resume em uma manifestação com o bumba-meu-boi e inseridas cantigas tradicionais de quase todas as regiões brasileiras, uma características criada principalmente por dona Vivaldina Conceição, a popular Badinha, que é compositora e insere na manifestação também cantigas da sua autoria.


A folia de Reis é um ato popular natalino de origem portuguesa que retrata a visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus. A festa é comemorada entre os dias 25 de dezembro até 06 de janeiro. Em Lauro de Freitas, o Terno de Reis conta com alegria do tradicional ‘bumba-meu-boi’ e das ‘Matriarcas’, grupo de senhoras que mantém acessa a tradição secular percorrendo as principais ruas do centro da cidade ao som de tambores e de antigas canções. O ponto culminante são as visitas às casas das famílias mais tradicionais do município. “É dessa forma que mantemos essa importante tradição, passada entre gerações”, explicou Júlio Cesar, responsável pelo Terno de Reis Resgate, que sairá neste sábado, 05/01, ás 19:30, do Pé de Oiti até da Praça da Matriz.

Fotos: Artêmio Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares