segunda-feira, 6 de maio de 2013

TARTARUGA MARINHA É ENCONTRADA MORTA NA PRAIA DE IPITANGA




Uma tartaruga marinha, da espécie tartaruga verde, foi encontrada em estado de decomposição na praia de Ipitanga em Lauro de Freitas, na manhã desta segunda-feira (06). A Secretaria de Meio Ambiente Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh), através dos Guarda-vidas entrou em contato com técnicos do Projeto Tamar que estiveram no local para notificar o caso.

De acordo com os técnicos, se trata de uma fêmea, adulta, que possivelmente se enroscou em uma rede de pesca e não teve como emergir para respirar e terminou morrendo. Os técnicos explicaram também, que é comum o aparecimento dessas espécies nas praias de Lauro de Freitas, pois se trata de uma rota migratória, área de desova e de alimentação. Apesar disso, a tartaruga verde não desova em ilhas oceânicas, neste caso deve ter aparecido para se alimentar.



Os técnicos alertam que nesta época as correntes mais fortes terminam trazendo esses tipos de animais e por conta disso os pescadores devem redobrar a atenção para evitar este tipo de acidente.

Todas as cinco espécies de tartarugas marinhas do Brasil se encontram ameaçadas de extinção, entre elas, a tartaruga verde.
A Semarh informa que uma das suas atividades é o resgate de animais silvestres, mas em casos que exista um órgão responsável, como o Projeto Tamar, é feito o encaminhamento e a Semarh acompanha o trabalho.
Os Guarda-vidas constantemente orientam os pecadores sobre os cuidados com estes animais. Além disso, a secretaria está desenvolvendo um projeto para conscientização dos pescadores a respeito dos cuidados com as espécies marinhas e todo ecossistema do mar.


FONTE : CATIRIPAPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares