sexta-feira, 14 de junho de 2013

E eu paguei por isso!



(*) Colunista Pr. Ely Lourenço
No dia dois de junho a cantora baiana Daniela Mercury participou da “parada gay” em São Paulo. Até aí, nada de anormal, é um direito dela. Só que o Estado da Bahia gastou R$ 120.000,00 com a viagem da cantora. Daniela tem todo direito de participar de qualquer evento, da mesma forma que tem o dever de pagar por isso. Tem todo o dever de ir por sua própria conta, como por sua própria conta foram tantas outras pessoas simpatizantes da causa, bem mais pobres do que ela. Mas a Bahia que não tem dinheiro para pagar um salário digno aos professores, aos policiais, aos médicos, aos funcionários de um modo geral, tem dinheiro de sobra para que a senhora Daniela Mercury possa participar da “parada” do dia 02 de junho.
Um Estado que está perdendo a guerra contra a bandidagem – foram 5.589 homicídios em 2012, mais do que em São Paulo, que tem uma população quase três vezes maior que a baiana. Um Estado onde vivem mais de 1,5 milhão de pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever. Estão na Bahia 12% dos analfabetos do Brasil. Um Estado onde o sistema público de saúde revela toda a sua ineficiência, através de seres humanos amontoados pelos corredores hospitalares à espera de um médico. E em muitos casos a morte chega bem primeiro que o médico. Um Estado onde a saúde só vai bem na voz de algumas autoridades. Pois bem, foi esse Estado, que se encontra nesse estado, que bancou a participação de uma representante na “parada gay” paulista.
Não! Não tenho nada contra a ida da cantora à “parada gay”. Nem faço coro com aqueles que dizem que ela deveria ter ficado por lá. Não, pois “ir e vir” é um direito constitucional de cada brasileiro. O que eu não aceito e não sou obrigado a aceitar, é que eu tenha que pagar por isso. Não só eu. Eu, você e todos os contribuintes. Contribuintes que são penalizados com uma carga tributária escorchante, na esperança de verem algum retorno em forma de segurança, saúde e educação. Mas o que vemos é o direito de “ir e vir” negado ao cidadão comum; o que vemos são cidadãos morrendo na fila de espera por um simples exame; o que vemos é a educação na UTI e a cantora Daniela Mercury viajando às custas do Erário.
Viajar para onde quiser é um direito de qualquer cidadão, mas no caso da baiana, o pior, o pior de tudo é que eu paguei por isso.
  • Colunista: Pr. Ely Lourenço da Silva // Pastor da Igreja Batista Betânia e Psicanalista
  • E-mail: vozdabahia@hotmail.com

Um comentário:

  1. Aqui em Lauro de Freitas tambem pagamos por isso. Pagamos passagem, hospedagem, viadagem, vagabundagem e muitas esbórbias e bebedeiras para Aline Oliveira, o cabideiro de bilsas baixi astral e derrubado do perikito e Alan Nery. E ai niguém reclama?????

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares