sexta-feira, 5 de julho de 2013

Funcionária da Atento morre de meningite meningocócica

Uma atendente da empresa de telemarketing Atento, localizada na Avenida ACM, morreu de meningite meningocócica no último dia 28 de junho. A denúncia foi encaminhada ao Bocão News nesta sexta-feira (5) por outra atendente que não quis se identificar. De acordo com a fonte, outros funcionários também estariam contaminados.
A Atento confirmou a morte da funcionária e informou que todas as ações preventivas foram realizadas pela Secretária Municipal de Saúde. Já sobre os outros atendentes, a empresa nega.
A funcionária, que não teve a identidade revelada, deu entrada no Hospital do Subúrbio com quadro grave de febre, vômito e placas disseminadas pelo corpo. Logo em seguida sofreu uma parada cardiorrespiratória e morreu.
Em contato com o Bocão News, a Secretaria Municipal de Saude informou que no dia seguinte técnicos da SMS iniciaram a investigação e o monitoramento das pessoas que tiveram contato direto e prolongado com a vítima. No total, 56 pessoas foram medicadas com antibióticos sendo 13 na residência, 28 na empresa onde trabalhava e 15 na faculdade.
Além disso, a SMS deu orientações acerca da doença e métodos de prevenção como não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados e sem luminosidade com aglomeração de pessoas.
Meningite
A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. O quadro das meningites virais é mais leve e seus sintomas se assemelham aos da gripe e resfriados. Entretanto, a bacteriana é altamente contagiosa e geralmente grave, sendo a doença meningocócica a mais séria.
Ela pode causar inflamação nas meninges e, também, infecção generalizada (meningococcemia). O ser humano é o único hospedeiro natural desta bactéria cujas sequelas podem ser variadas: desde dificuldades no aprendizado até paralisia cerebral, passando por problemas como surdez. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares