Vereadores protocolaram nesta segunda-feira (01), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, documento endereçado à presidência da Casa Legislativa solicitando informações detalhadas a respeito da administração da Câmara, sobretudo em relação à sua movimentação financeira. A iniciativa é da edil Mirela Macedo (PSD), respaldada no artigo 5°, inciso XXXIII da Constituição Federal, além da Lei n°12.527/2011, que tratam justamente do direito ao acesso às informações dos órgãos públicos.
A vereadora Mirela ressalta que a atitude não foi motivada por suspeita de irregularidade, lembra que o presidente da câmara, Gilmar Oliveira, é do seu partido e ainda pontua que pretende ficar ciente da gerência do Legislativo Municipal de modo a poder colaborar com sua administração. “Exigirei de qualquer presidente da Câmara a transparência das contas. Não vim acusar ninguém”.
“Acho que é possível melhorar a gestão, rever gastos e melhorar as condições da Câmara, além de estreitar a relação com a comunidade, através de sessões itinerantes, por exemplo. A Câmara gasta mais de um milhão de reais por mês e, no entanto, os banheiros do prédio anexo quase sempre estão sujos, com as luzes queimadas. Precisamos resolver isso; saber se é falta de dinheiro ou de gerência”, esclarece a edil, que chegou a acusar alguns vereadores de chantagem ao presidente da Câmara.
Entre os pedidos solicitados no documento estão a cópia dos processos de pagamento enviados ao Tribunal de Contas dos Municípios de janeiro a maio deste ano. Do mesmo período também é requerido a cópia dos processos licitatórios/dispensa relativos à aquisição de materiais gráficos, manutenção preventiva e assistência de ar-condicionado, por exemplo.
Além disso, foi protocolizado o pedido da relação completa dos servidores, cargos e vencimentos relativos às folhas de pagamento de janeiro a maio de 2013.
“Precisamos racionalizar o quadro de pessoal, saber se há gente demais num setor e menos em outro. Saber se é possível até enxugar a folha para que sobre dinheiro para outras áreas que possam beneficiar de maneira lícita a Câmara,” acrescenta Mirela. “Precisamos saber exatamente como é gerido o dinheiro público”, finaliza.
Mirela, em sessão plenária, chegou a comentar a respeito das manifestações em todo o país. “Que nós possamos refletir. O povo acordou. Não tem mais como saturar. Precisamos dizer não a corrupção. Não existe nada igual a violência provocada pelas ações de corrupção dos políticos”.
Os vereadores Lula Maciel (PT), Mateus Reis (PSDB), Paulo Aquino e Carlucho (PSB), além da vereadora Aline Oliveira (PP), apoiaram a iniciativa e assinaram o documento.
Confira vídeo abaixo discurso da vereadora Mirela Macedo (PSD):
FONTE
:
VAMOS CURTIR NOSSO BLOG NO FEC
https://www.facebook.com/BlogDoBambole
Nenhum comentário:
Postar um comentário