quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Criança também tem colesterol alto; diz Cardiologista


Por conta do alto número de crianças e adolescentes brasileiros com colesterol alto, a Sociedade Brasileira de Cardiologia vai começar a promover campanha de prevenção em todas as Unidades Básicas de Saúde do Brasil e nas escolas públicas. “Se não fizermos as ações para a prevenção agora, teremos uma população de idosos doentes e com qualidade de vida péssima – e não vai ter sistema de saúde, seja ele público ou privado, que pague essa conta”, disse o diretor de Promoção de Saúde Cardiovascular da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Carlos Alberto Machado. Para ele, “é muito mais fácil ensinar uma criança a se alimentarbem do que mudar um adulto. Em casa em que todo mundo é obeso, a criança provavelmente também será. Os pais e professores são modelos para essas crianças”, explica o especialista. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), 20% das crianças e adolescentes brasileiros têm colesterol alto. O nível elevado de gordura no sangue nesta faixa etária, pode antecipar em 10 anos problemas cardiovasculares e até infarto.
O cardiologista explicou que antes se achava que colesterol alto era uma doença somente de pessoas idosas, mas esta noção já foi derrubada.”Hoje nós sabemos que os problemas cardiovasculares causados pelo colesterol começam a ser construídos na primeira infância. O processo aterosclerótico (de depósito de gorduras nas artérias) começa bem cedo. Existe uma interação entre os fatores genéticos e ambientais – a pessoa herda o risco de desenvolver altas taxas de colesterol”, explica Machado. “Mas isso também depende do estilo de vida e se pessoa come de forma inadequada”, ressaltou. O colesterol é fundamental para o funcionamento do corpo. Em excesso, porém, pode causar muito estrago. O processo chamado aterosclerose acontece quando placas de gordura vão, pouco a pouco, sendo depositadas nas artérias do corpo todo – ele não atinge apenas o coração. 
Quando a quantidade de gorduras obstrui uma artéria, o problema maior acontece: se a artéria for do coração, a pessoa sofre um infarto. Se acontecer no cérebro, é o famigerado AVC (acidente vascular cerebral) que se manifesta. Todas essas complicações podem ser adiadas ou até mesmo erradicadas se a criança ou o adolescente tiver uma alimentação saudável e fizer exercícios físicos. Existem casos, segundo o médico de crianças com 11 anos e que já tem o colesterol alto. Nestes casos, é preciso explicar para a criança os cuidados que devem ser tomados. Dizer pra ela que o colesterol alto pode causar entupimen-tos nas artérias e outros problemas no coração. É preciso mostrar para a criança que precisa mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios. Já tive um  caso no consultório que a criança só comia frituras, fast food, muita gordura e sorvetes. A recomendação foi simples: cortar tudo e começar a se alimentar melhor com verduras, legumes, alimentos assados ao invés dos fritos e evitar refrigerantes. Infelizmente era tudo o que uma criança geralmente mais gosta”, disse o cardiologista. (Tribuna da Bahia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares