- “A importância das ações tem contribuição na recuperação das crianças hospitalizadas”.
- Com um sorriso estampado no rosto, pacientes do setor de pediatria do Hospital Regional Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) receberam na manhã desta quarta-feira, 18, estudantes de enfermagem da UFRB que desenvolvem um trabalho de humanização e motivação com a finalidade de elevar a autoestima de pacientes e acompanhantes, contribuindo assim com a recuperação das enfermidades por meio de atividades lúdicas. Há quase dois anos o grupo de estudantes atuam na Unidade levando momentos de descontração às crianças, com decoração alusiva às tradicionais datas comemorativas com distribuição de brindes, que, como sempre, animam e divertem os pequenos. Nesta manhã as estudantes através de apresentação com fantoches abordou o “Teatrinho Arte e Saúde” onde personagens sinalizavam a importância da alimentação saudável. Para a professora de enfermagem, Monalisa Rodrigues, a importância da ação é principalmente a aceitação e envolvimento das crianças nas brincadeiras.
“Quando promovemos atividades lúdicas para as crianças internadas, elas se participam e acabam esquecendo pelo menos por algumas horas, a dor e a ansiedade e o mais importante: a alegria contagia o ambiente e com certeza contribui muito para a recuperação e a evolução do tratamento das crianças”.
O pediatra do hospital, Gilmar Lima assegura que os momentos de diversão e alegria no ambiente hospitalar minimizam o sofrimento e a ansiedade das crianças e familiares, durante o período de internação, e proporciona momentos de felicidade, bem-estar, auxiliando na recuperação .
“A ação desenvolvida no Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus faz parte do programa de humanização desenvolvido na instituição. “A humanização hospitalar, implantada aqui no HRSAJ busca construir trocas solidárias e comprometidas no cuidado com o paciente, propondo um novo modelo de atenção e assistência hospitalar”, concluiu Lima”.
Opinião:
Sorridente, Ivanildo Júnior comentou que foi um dia divertido. “Adorei as brincadeiras dos bichinhos que falaram que devemos comer alimentos saudáveis porque é importante para nossa saúde, eu aprendi muito hoje e estou feliz”, disse o garoto. Daniele de Souza de seis anos também gostou das atividades promovidas pelas estudantes., “Eu me diverti muito e não quero ir pra casa hoje porque aqui no hospital é legal”, informou.
Andréa Sued DRT 2055 Assessora de Comunicação HRSAJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário