segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Bahia é campeã do Brasileiro de Remo Master 2013

por Júlia Belas
Bahia é campeã do Brasileiro de Remo Master 2013
Foto: Tri Comunicação
Os atletas baianos garantiram, neste domingo (27), o título do Campeonato Brasileiro de Remo Master 2013. Os representantes da Federação dos Clubes de Regatas da Bahia (FCRB) venceram 20 das 36 etapas.

Com um grande público na orla da Ribeira, em Salvador, os baianos sentiram o apoio da torcida e conseguiram liderar o segundo dia de provas. Em segundo lugar, ficou o clube Remo, do Pará. O Vasco, do Rio de Janeiro, conseguiu a terceira colocação.

Durante a premiação, o presidente da FCRB, Elney Pitangueira, agradeceu a presença do público. “Fica o exemplo para os mais jovens, inclusive os que vão disputar a Copa Norte-Nordeste de Remo na semana que vem. O exemplo de como se deve ter garra, disposição e união”, comemorou. Os troféus, homenageando grandes nomes do remo nacional, foram entregues em clima de festa para as delegações vencedoras.

Em entrevista ao Bahia Notícias, o vereador Everaldo Augusto (PCdoB) exaltou a importância do remo para a cidade. O comunista deu entrada em um projeto de lei na Câmara Municipal com o objetivo de tornar a atividade um patrimônio imaterial. "O remo é uma forma de expressão dessa comunidade e existe há mais de 100 anos, já faz parte do dia-a-dia do povo, como a capoeira. Não só aqui na Ribeira, mas também no Parque de Pituaçu e no Dique do Tororó. São quatro clubes [Vitória, São Salvador, Santa Cruz e Itapagipe] centenários, não é à toa. O governo tem que tomar conhecimento, porque o remo é uma ferramenta de reinserção social", afirmou o edil ao BN.

Uma das falhas observadas durante os dois dias de competição, no entanto, foi a constante invasão de motos aquáticas, lanchas e escunas à raia. Os organizadores, dirigentes e competidores constantemente se queixaram da situação e, mesmo com um barco da Marinha trabalhando na fiscalização, os problemas não puderam ser evitados. O Bahia Notícias tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Marinha, mas sem sucesso.

No próximo fim de semana (2 e 3 de novembro), o mesmo local receberá a Copa Norte-Nordeste de Remo. As provas terão início a partir das 9h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares