Na manhã desta quarta-feira (13), alunos que participam do programa “Mais Educação” da Escola Municipal Vila Praiana foram os convidados do terceiro dia do Festival Nacional Ipitanga de Teatro (FIT) e assistiram ao espetáculo "Brasileirinhos, uma História Reinventada", da Cia Teatral Censura Livre, de São Lourenço, Minas Gerais, exibido no Cine Teatro de Lauro de Freitas.
Crianças entre seis e 12 anos, estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, assistiram à peça com deslumbramento, pois, de acordo com a professora Zene Luz, muitas delas nunca tiveram contato que este tipo de arte e entretenimento. "A escola tem alunos das localidades de Vila Mar, Lagoa da Base, Vila Praiana, Chafariz e Lagoa dos Patos, e infelizmente muitas delas nem sabiam o que era uma peça teatral. Mas, por outro lado, ficamos felizes em ver o encantamento deles ao assistirem ao espetáculo".
A professora ainda destacou a contribuição da relação entre cultura e educação. "Essa interação entre cultura e educação é uma importante ferramenta de transformação do conhecimento, pois abre um novo horizonte sobre os conteúdos discutidos em sala de aula".
O aluno do 5º ano, Adson Sampaio, de 11 anos, encantado com o que viu, confessou que nunca havia assistido a um espetáculo teatral. "Eu gostei muito e quero ver as outras peças. Por mim, não paro mais de ir ao teatro".
Segundo o diretor do FIT, Duzinho Nery, o maior objetivo do festival é fomentar e democratizar a arte. "Todos os dias trazemos escolas da rede municipal, pois o que queremos é, além de fomentar a arte e proporcionar o encontro de artistas, democratizar ainda mais o acesso ao espetáculo teatral, levando as comunidades, os estudantes, para que haja continuidade dessa arte em nosso município".
As apresentações, que começaram na segunda-feira (11) e vão até o sábado (16), acontecem no Cine Teatro de Lauro de Freitas e nas principais praças do município (Praça da Matriz, Largo do Caranguejo e Praça de Jambeiro), totalizando 31 apresentações, nas categorias Adulto, Infantil e Rua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário