terça-feira, 10 de dezembro de 2013

LAURO DE FREITAS RECEBE 1º FESTIVAL DAS FLORES DE HOLAMBRA

Pela primeira vez, o município de Lauro de Freitas participa do circuito oficial das feiras de Holambra. De 13 a 29 de dezembro, acontece o 1º Festival das Flores de Holambra, das 9h às 21h, no Km 5,5 da Estrada do Coco, em frente ao Corpo de Bombeiros. A Prefeitura – através das secretarias municipais de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) e de Serviços Públicos (Sesp) - em parceria com a Divina Flor, organizadora das feiras de Holambra no Nordeste, promove o evento, que contará com mais de 500m² de área de exposição e mais de 200 espécies de plantas e flores, além de adubos orgânicos e substratos. A abertura oficial será no dia 12 de dezembro, às 18h30.

Parte de um projeto de humanização da cidade, o Festival tem como tema o "Natal das Flores" e sustenta a expectativa de três mil visitantes por dia, com entrada franca. O evento, totalmente idealizado e montado dentro do padrão das feiras de Holambra, realizadas periodicamente por todo o Brasil, trará a exposição de ornamentos com flores e material reciclado, além de apresentações artísticas locais.
A exposição acontecerá anualmente em Lauro de Freitas e funcionará como a introdução do plano de florir todo o município, que terá início pelo Canteiro Central da cidade e pela inauguração de uma flora em 2014, com plantas adaptadas ao clima baiano. A intenção, a partir disso, é realizar feiras itinerantes pelos bairros de Lauro de Freitas. "Existem estudos indicadores de que cidades floridas reduzem até os índices de violência e criminalidade. Este é o início do trabalho de conscientização da população para a importância das flores", resume Francisco Joffily, organizador do Festival.
Holambra - O município paulista é uma microrregião da cidade de Campinas e teve origem por uma colônia neerlandesa firmada no local, a antiga Fazenda Ribeirão. Em referência a isso, deu-se o nome, que é a junção de Holanda, América e Brasil. Em 1951, foi iniciado o cultivo de flores, que se expandiu com a criação do departamento de floricultura para a venda de grande variedade de flores e plantas ornamentais e com o início do leilão de plantas e flores. Desde 1981, Holambra abriga a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que atrai mais de 300 mil turistas por ano. A partir de 1998, Holambra foi um dos 29 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas da Embratur. Atualmente, a floricultura é a principal atividade econômica da cidade, que é a maior exportadora de flores da América Latina, sendo conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares