segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

ESTUDANTES DE LAURO DE FREITAS PARTICIPAM DE MUTIRÃO DE LIMPEZA EM PRAIAS

Cerca de quarenta alunos das escolas municipais Esfinge e Tenente Gustavo dos Santos, em Lauro de Freitas, participaram, na manhã deste sábado (15), da quarta edição do projeto “Passando o Rodo nas Praias”. Com luvas descartáveis, a meninada literalmente colocou a mão na massa e recolheu o lixo das areias. Além de estudantes do município, outros 110 jovens de escolas de Salvador também estiveram presentes. A iniciativa é uma promoção do Bocão Cidadão, através de parcerias com a prefeitura de Lauro de Freitas e Governo da Bahia, além de entidades como Institutos Mamíferos Marinhos, Associação de Surf e Ecologia de Stella Mares, Move Treinamento Funcional e as empresas Petrobras e Nova Schin.

A atividade foi aberta com uma caminhada entre a praia do Secret e a Barraca do Lôro. Durante o trajeto, estudantes recolheram diversos materiais como garrafas pet, latas, sacos plásticos, guardanapos e canudos. Segundo o prefeito de Lauro de Freitas, Márcio Paiva, a praia é umas das únicas áreas de lazer que todos podem frequentar, independente da classe social. “As pessoas que vem às praias precisam entender que é preciso cuidar delas. Esse trabalho com crianças é fantástico por que começamos a tratar da consciência ambiental logo na infância”, destacou o gestor.  
A opinião da estudante do 5º ano, do Colégio Municipal Tenente Gustavo dos Santos, Daisiane Santos, 9 anos, se assemelha a do prefeito da cidade. “Eu adoro vir para praia, então tenho que ser a primeira a cuidar dela”, reforçou a menina. Encerrada a coleta do lixo, a garotada realizou várias atividades lúdicas em um espaço temático, montado perto à Barraca do Lôro. No local, foram erguidas tendas educativas com temas como sustentabilidade, biodiversidade, reciclagem, esporte, cultura e arte. Eles ainda puderam se divertir com a animação de Tio Paulinho e se deliciar com um lanche oferecido no local.
Além dos alunos, participaram do encontro biólogos, monitores ambientais, agentes de coleta seletiva, esportistas e ativistas do meio ambiente. Para o coordenador da iniciativa, Guto Alves, o evento que se repete pelo quarto ano consecutivo é um sucesso. “Na edição anterior cerca de duas mil pessoas participaram da atividade, que é aberta ao público em geral. A adesão é cada vez maior. Nosso trabalho visa conscientizar jovens estudantes sobre a importância de cuidar do meio ambiente em prol da sustentabilidade do planeta”, finalizou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares