terça-feira, 27 de maio de 2014

ESCOLA MUNICIPAL ANA LÚCIA MAGALHÃES NO PROJETO DE ARTE CIRCENSE DA SEMED - DIVIPAC 2014 LAURO DE FREITAS


As vantagens dessa linguagem artística são muitas, pois além de socializar é integralizadora, inclusiva e prazerosa, conduzindo os alunos à felicidade.

A ação circense é agradável até na hora de avaliar, pois 

avaliação em arte também deve passar pelo conceito 

avaliativo segundo Rubem Alves, em que "o principal 

parâmetro avaliativo é a felicidade, ou seja, se o aluno

 demonstra felicidade ao desempenhar uma atividade, se

 demonstra felicidade através do interesse pelo

 aprender, assim como por continuar estudando e

 explorando um certo conteúdo é porque 

conceitualmente há um processo de aprendizagem 

concreto demonstrado através da alegria e do prazer do 

que se faz.

A atividade circense estimula a percepção para o desafio que as técnicas do equilíbrio, do salto, e do giro propiciam aos participantes. Com a introdução de exercícios lúdicos, facilita-se a descoberta da identificação de cada aluno com um número circense específico, visto que cada indivíduo apresenta tendência para um tipo de atividade, e essa descoberta é essencial para o avanço e a superação dos desafios.



Objetivos

- Propiciar aos alunos, vivência e experiências com a linguagem artística circense: palhaços, pernas-de-pau, malabarismo, aéreos, saltos e cambalhotas;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Introduzir a linguagem circense para os alunos;
- Trabalhar a socialização e o trabalho em grupo com jogos cooperativos;
- Disciplinar os alunos, tornando-os mais concentrados, persistentes e, além disso, responsáveis por suas atividades e obrigações.
Tornar as artes circenses uma linguagem facilitadora e motivadora do processo de ensino-aprendizagem;



EQUILÍBRIO


Os aparelhos de equilíbrio estimulam positivamente a cinestesia do praticante, atividades como perna de pau, por exemplo, pode ser uma importante ferramenta para alcançar vários objetivos pedagógicos, tais como a aptidão física (força, resistência, flexibilidade), motora (coordenação, ritmo), afetiva (autoestima, capacidade de superação, confiança) e social (trabalho em grupo).

ESCOLA MUNICIPAL ANA LÚCIA MAGALHÃES
DIRETORA  :  VILMA DE DEUS
DIVIPAC  -   COORDENADORA : SONIA MACHADO
PROFESSORES DE ARTE CIRCENSE  : 
ARTÊMIO LUZ  ,  JOSÉ CARLOS ,  TAILANE ANUNCIAÇÃO E FRANCIELE DOS ANJOS.

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