terça-feira, 27 de maio de 2014

ESCOLA MUNICIPAL DOM AVELAR - PROJETO DE ARTE CIRCENSE - DIVIPAC - SEMED 2014 LAURO DE FREITAS


As vantagens dessa linguagem artística são muitas, pois além de socializar é integralizadora, inclusiva e prazerosa, conduzindo os alunos à felicidade.


A ação circense é agradável até na hora de avaliar, pois avaliação em arte também deve passar pelo conceito avaliativo segundo Rubem Alves, em que "o principal parâmetro avaliativo é a felicidade, ou seja, se o aluno demonstra felicidade ao desempenhar uma atividade, se demonstra felicidade através do interesse pelo aprender, assim como por continuar estudando e explorando um certo conteúdo é porque conceitualmente há um processo de aprendizagem concreto demonstrado através da alegria e do prazer do que se faz.


Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela

A atividade circense estimula a percepção para o desafio que as técnicas do equilíbrio, do salto, e do giro propiciam aos participantes. Com a introdução de exercícios lúdicos, facilita-se a descoberta da identificação de cada aluno com um número circense específico, visto que cada indivíduo apresenta tendência para um tipo de atividade, e essa descoberta é essencial para o avanço e a superação dos desafios.

Objetivos

- Propiciar aos alunos, vivência e experiências com a linguagem artística circense: palhaços, pernas-de-pau, malabarismo, aéreos, saltos e cambalhotas;
- Desenvolver a coordenação motora;
- Introduzir a linguagem circense para os alunos;
- Trabalhar a socialização e o trabalho em grupo com jogos cooperativos;
- Disciplinar os alunos, tornando-os mais concentrados, persistentes e, além disso, responsáveis por suas atividades e obrigações.
Tornar as artes circenses uma linguagem facilitadora e motivadora do processo de ensino-aprendizagem;


MALABARES

O malabarismo é uma arte milenar, cuja origem é chinesa. Essa arte aos poucos foi espalhando-se por todo o mundo. O Malabarismo é uma técnica muito abrangente, pois trabalha a concentração, a atenção, a lateralidade, a coordenação motora, a respiração, os reflexos, etc.

ACROBACIAS
Considerando as inúmeras possibilidades de acrobacia, essa atividade propicia ao praticante um grande domínio corporal (Controle do corpo no espaço e no tempo). Dessa maneira, representa a base para a preparação corporal de qualquer atleta circense. Podemos subdividi-las em: Acrobacias de solo, Pirâmides acrobáticas, Acrobacias mão a mão, saltos e saltos no minitrampolim.

EQUILÍBRIO

Os aparelhos de equilíbrio estimulam positivamente a cinestesia do praticante, atividades como perna de pau, por exemplo, pode ser uma importante ferramenta para alcançar vários objetivos pedagógicos, tais como a aptidão física (força, resistência, flexibilidade), motora (coordenação, ritmo), afetiva (autoestima, capacidade de superação, confiança) e social (trabalho em grupo).

ESCOLA MUNICIPAL DOM AVELAR BRANDÃO VILELA
DIRETORA : PATRICIA
DIVIPAC COORDENADORA :  SONIA MACHADO
PROFESSORES DE ARTE CIRCENSE  :  ARTÊMIO LUZ , JOSÉ CARLOS , TAILANE ANUNCIAÇÃO E FRANCIELE DOS ANJOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares