sexta-feira, 16 de maio de 2014

HOJE 16 DE MAIO É O DIA DOS GARIS

 Em homenagem para estes grandes trabalhadores, que serve muito bem a sociedade, o Grupo Cultural Bambolê de Lauro de Freitas encenou por muitos anos a Peça Teatral : SOU GARI E DAI ? Mostrando para o povo a vida e as discriminações e humilhações que eles passam no dia a dia. O texto da peça e de Artêmio Luz diretor responsável do Bambolê e ficou em cartaz por vários anos no cine teatro de Lauro de Freitas, aberto para público.
 Os garis são os profissionais da limpeza pública que recolhem o lixo das moradias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer as ruas e também cuidar da capina da grama. Eventualmente também trabalham no desentupimento de bocas-de-lobo e na desinfecção de ruas. Têm seu dia comemorado em 16 de maio.

O nome profissional de GARI é em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, primeira pessoa a assinar uma contrato de Limpeza pública com o Ministério Imperial. , organizando assim, a partir do dia 11 de outubro de 1876, a remoção de lixo das casas e praias do Rio de Janeiro. Vencido o contrato em 1891, entrou seu primo, Luciano Gary. Um ano após, a empresa foi extinta e inaugurada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da cidade, realizando um trabalho muito aquém do proposto em termos de limpeza pública.

 Os atores Uerlem dos Anjos e Mauricio Carvalho fizeram várias vezes o personagem do Gari

2 comentários:

  1. Muito bom relembrar os bons momentos do teatro, saudades. Feliz dia do Gari.
    Aline Ferreira

    ResponderExcluir
  2. O Bambolê é teatro....temático e com qualidade ímpar....parabéns ao Dia do Gary! Janjão vc jogou duro hein!

    ResponderExcluir

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares