domingo, 7 de junho de 2015

Santo Antônio é celebrado na Bahia

santo-antonio-sao-joao-na-bahia-2015
Considerado um dos santos mais populares do país, Santo Antônio é bastante celebrado na Bahia, no mês de junho, onde também é padroeiro de algumas cidades. Além das festas no seu dia, 13 (sábado), as homenagens começam no dia 1° (segunda-feira), com as tradicionais trezenas e tríduos.
Dentre os principais destinos baianos que celebram o santo, estão Salvador, Santo Antônio de Jesus, Campo Formoso, Canudos e Jequié, que oferecem a moradores e visitantes uma intensa programação religiosa. Quem quiser prestar homenagens ao santo, conhecido como Padroeiro dos Pobres e Santo Casamenteiro, visitando alguns desses lugares, vai encontrar também apresentações musicais e atrativos turísticos para visitação.
Em Salvador, vale a pena uma visita ao Forte de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, um dos cartões–postais da capital baiana.
Entre os atrativos turísticos de Campo Formoso estão as grutas e o comércio de esmeraldas. Em Canudos, o Parque Estadual de Canudos proporciona um passeio pela história da Bahia e do Brasil.
Salvador – A Igreja de Santo Antônio da Barra realiza, de 1° a 12 (sexta-feira), a Coroa de Santo Antônio, sempre às 18h30. No dia 13, são celebradas missas durante todo o dia. Destaque para a programação do domingo (7), com carreata em direção à Igreja da Vitória, às 9h, e procissão, às 17h. Na terça-feira (9), acontece a apresentação da Camerata Quarteto Novo da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), na Igreja de Santo Antônio da Barra, às 18h.
Já na Paróquia de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico da capital, a trezena ocorre sempre às 20h. No dia 13, a programação conta com alvorada e fogos de artifício, missas e procissão, às 17h30, seguida de celebração presidida pelo arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger.
Municípios baianos homenageiam padroeiro
Santo Antônio de Jesus – A 193 quilômetros de Salvador, na Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, Santo Antônio de Jesus realiza o trezenário de 31 de maio (domingo) a 12 de junho (sexta-feira), na Igreja de Santo Antônio, sempre às 19h30. O destaque fica por conta de carreata pelas ruas da cidade, às 4h30. No dia dedicado ao santo, haverá missa festiva, às 10h, e procissão, às16 h. Serão montadas, na Praça da Biblioteca, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, além de apresentações musicais.
Campo Formoso – A 401 quilômetros de Salvador, o município de Campo Formoso, na Chapada Diamantina, realiza, de 1° a 12, a Trezena e Festa de Santo Antônio, às 19h30, na Igreja Matriz de Santo Antônio. Já no dia 13, acontecem missa dos devotos, às 6h, das intenções, às 8h, e solene, às 10h. Um bingo, procissão e missa encerram a programação. Ainda em comemoração ao padroeiro da cidade será realizado, de 11 (quinta-feira) a 13, o 19° Arraiá da Freguesia, com o tema “Terra de Encantos e Tradições”, com atrações como Adelmário Coelho, Amado Batista, Alcymar Monteiro, Gatinha Manhosa, dentre outras.
Canudos – No município de Canudos, a 410 quilômetros da capital baiana, localizado na Zona Turística Caminhos do Sertão, as homenagens ao santo serão realizadas, de 1° a 13 de junho, na Igreja de Santo Antônio, sempre às 19h30, seguida de apresentações musicais de forró pé de serra, além de quadrilhas juninas e bandas de pífanos. De 11 a 13, a Praça de Eventos, a partir das 23h, será palco de apresentações musicais com Tayrone Cigano, Zezinho da Ema, Daniel Vieira, Bião de Canudos e Desejo de Menina.
Jequié – Distante 374 quilômetros de Salvador, o município de Jequié, na região Sudoeste, homenageia o padroeiro, de 1° a 12 de junho, com o trezenário, na Paróquia Catedral de Santo Antonio, sempre às 19h. No sábado, uma alvorada, às 5h, da início à programação, que segue com uma missa festiva, às 8h, e solene, às 10h. Os devotos ainda participam de uma procissão com as imagens de Santo Antônio e Senhor Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares