segunda-feira, 28 de novembro de 2011

BAIANAS DERAM UM GRANDE BRILHO NA FESTA DO CARANGUEJO 2011

As Baianas foram o grande alvo das fotos na Lavagem de Itinga; da Prefeita Moema Gramacho a último folião da festa  fizeram  questão de tirar uma foto com estas mulheres guerreiras que são o Simbolo de nossa Bahia.

O QUE , QUE A BAIANA TEM ?
 Esta pergunta é feita na letra de uma famosa música do compositor baiano Dorival Caymmi, com a resposta:
"Tem torso de seda, tem! / Tem brincos de ouro tem! / Corrente de ouro tem! / Tem pano-da-costa, tem! / Sandália enfeitada, tem!"
Cantada por grandes intérpretes, desde Carmem MirandaMaria Bethânia e outros, além do próprio Dorival, foi, durante a primeira metade do século XX, um grande divulgador dessa personagem típica de Salvador.
Ari Barroso, outro grande compositor brasileiro, num dos seus maiores sucessos, também faz referência à quituteira da Bahia, no samba de 1936, onde "No tabuleiro da baiana tem: Vatapá, oi,carurumungunzá, tem umbu"… mas sobretudo "desvenda" aquilo que tem a baiana em seu coração: "Seduçãocangerêilusãocandomblé"…(em No tabuleiro da baiana).
Além de Carmem, Aurora Miranda foi outra que levou a figura "cheia de balangandãs" da baiana para as telas do cinema: é a baiana "Iaiá", no misto de animação e filme The Three Caballeros, de Walt Disney (Você já foi à Bahia?, no Brasil).
Atraído pelos encantos e magia baianos, o artista plástico argentino Carybé retratou como poucos a figura da baiana, assim como muitos outros, a exemplo de Santi Scaldaferri.
AS BAIANINHAS TAMBÉM NÃO FICARAM DE FORA DA FESTA

TODOS OS PRESENTES DA FESTA QUERIAM UMA FOTO COM ELAS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares