quinta-feira, 17 de maio de 2012

Polícia apreende quase meia tonelada de pescado em Porto Seguro, na BA Das apreensões, 224 kg foram de lagosta, além de 229 Kg de peixe. Os pescados serão doados para entidades assistenciais de Porto Seguro.



Polícia apreende quase meia tonelada de pescado em Porto Seguro, na BA (Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental de Porto Seguro)Denúncia anônima identificou embarcação irregular
(Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental)
Em parceria com a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro, município no sul da Bahia, apreendeu 453 Kg de pesca irregular na madrugada desta quinta-feira (17).
De acordo com o chefe de fiscalização da Secretaria, Maxwell Campesche, a apreensão foi realizada após uma denúncia anônima. Equipes foram encaminhadas para o píer municipal, próximo ao centro da cidade, onde foi monitorada a chegada da embarcação. Ainda segundo Maxwell, ao avistar a lancha da fiscalização, os tripulantes abandonaram o barco onde a pesca irregular estava. Os equipamentos utilizados pelo grupo, bem como o pescado foram apreendidos.
Polícia apreende quase meia tonelada de pescado em Porto Seguro, na BA (Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental de Porto Seguro)Muitas lagostas ainda estavam com ovos à mostra (Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental)
Das apreensões, 224 kg foram de lagosta, além de 167 kg foram de badejo, 36 kg de arraia e 26 kg de várias espécies de peixe. "Nesta época do ano é proibida a pesca de lagosta por se tratar do período de defeso. Muitas lagostas ainda estavam com os ovos", explica o responsável pela fiscalização.
Polícia apreende quase meia tonelada de pescado em Porto Seguro, na BA (Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental de Porto Seguro)Pesagem foi acompanhada pela polícia ambiental
(Foto: Divulgação/ Fiscalização Ambiental)
Toda a pesagem do material apreendido foi acompanhada pela polícia ambiental. Os pescados serão doados para entidades assistenciais sem fins lucrativos de Porto Seguro. A entrega está prevista ainda para esta quinta-feira e deve ser acompanhada por um promotor de Justiça e Meio Ambiente.
Após se apresentar, o responsável pela embarcação foi enquadrado na lei municipal nº 0619/2005 artigo 117 e na lei federal 9605/98 artigo 34, que determinam a proibição da pesca no período do defeso e da pesca de peixe com apetrecho inadequado, informou a Secretaria. "O caso agora está sob a responsabilidade do Ministério Público", diz Maxwell.
Qualquer pessoa pode denunciar crimes ambientais. Em Porto Seguro, a denúncia pode ser feita pelo Disk Denúncia 73 3268-0558 ou pelo número da CIPPA 73 3274-1188.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares