quarta-feira, 4 de julho de 2012

Câmara homenageia voluntários do Escola Aberta de Lauro de Freitas


Os voluntários que atuam no Programa Escola Aberta serão homenageados pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas em Sessão Solene, no dia 4 de julho, às 17h, na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga. Proposta pelos vereadores José Augusto e Manoel Carlos Carlucho, a sessão destaca a dedicação voluntária de mais de 400 pessoas ao programa.
Na indicação os vereadores enfatizam o trabalho realizado nas escolas, que hoje atende mais de dez mil pessoas a cada aos sábados com oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer, além de orientação para a geração de renda e pedagógica complementar. Inspirado em proposta da Unesco, o programa é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
Coordenadora do Escola Aberta, Rita Cruz, destaca a importância da homenagem. “O voluntariado em Lauro de Freitas merece ser enaltecido. São jovens e adultos que superaram suas dificuldades e dedicam tempo de seus sábados ao serviço de outros que precisam de ajuda. Mostra que temos responsabilidade social no município”.
O Escola Aberta atua há sete anos em Lauro de Freitas  com a proposta de desenvolver uma cultura de paz na comunidade. Atualmente, 26 unidades escolares acolhem a comunidade nas oficinas e coordenações escolares. A população pode participar de oficinas de dança, futebol, capoeira, artesanato, culinária, música, informática, entre outros.
“Com o Programa, muitas pessoas obtiveram o resgate da auto-estima ao adquirir o primeiro emprego e/ou qualificação profissional. A ampliação de suas práticas sociais e o reconhecimento por cada uma delas, contribuíram para fazer de Lauro de Freitas um município social, mobilizador de boas práticas e de ação voluntária real e eficiente”, revela Sirlene Lisboa, integrante do programa.
Desde setembro de 2005, quando o programa começou sua ação no município, a Secretaria de Educação registra a redução de ocorrência de depredações e vandalismos nas escolas, pelo sentimento de pertencimento criado na população que vive diretamente no ambiente escolar e em seus arredores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares