Os voluntários que atuam no Programa Escola Aberta serão homenageados pela Câmara Municipal de Lauro de Freitas em Sessão Solene, no dia 4 de julho, às 17h, na Escola Municipal Dois de Julho, em Itinga. Proposta pelos vereadores José Augusto e Manoel Carlos Carlucho, a sessão destaca a dedicação voluntária de mais de 400 pessoas ao programa.
Na indicação os vereadores enfatizam o trabalho realizado nas escolas, que hoje atende mais de dez mil pessoas a cada aos sábados com oficinas culturais, esportivas, profissionalizantes e de lazer, além de orientação para a geração de renda e pedagógica complementar. Inspirado em proposta da Unesco, o programa é desenvolvido pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal.
Coordenadora do Escola Aberta, Rita Cruz, destaca a importância da homenagem. “O voluntariado em Lauro de Freitas merece ser enaltecido. São jovens e adultos que superaram suas dificuldades e dedicam tempo de seus sábados ao serviço de outros que precisam de ajuda. Mostra que temos responsabilidade social no município”.
O Escola Aberta atua há sete anos em Lauro de Freitas com a proposta de desenvolver uma cultura de paz na comunidade. Atualmente, 26 unidades escolares acolhem a comunidade nas oficinas e coordenações escolares. A população pode participar de oficinas de dança, futebol, capoeira, artesanato, culinária, música, informática, entre outros.
“Com o Programa, muitas pessoas obtiveram o resgate da auto-estima ao adquirir o primeiro emprego e/ou qualificação profissional. A ampliação de suas práticas sociais e o reconhecimento por cada uma delas, contribuíram para fazer de Lauro de Freitas um município social, mobilizador de boas práticas e de ação voluntária real e eficiente”, revela Sirlene Lisboa, integrante do programa.
Desde setembro de 2005, quando o programa começou sua ação no município, a Secretaria de Educação registra a redução de ocorrência de depredações e vandalismos nas escolas, pelo sentimento de pertencimento criado na população que vive diretamente no ambiente escolar e em seus arredores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário