sábado, 3 de agosto de 2013

Operadoras de celular fecham parcerias com Facebook e liberam acesso a aplicativos


Com o intuito de aumentar sua participação no mercado móvel e o acesso geral dos usuários à rede, o Facebook tem buscado parcerias com as principais operadoras de celular do Brasil. Nesta sexta-feira (2), a Claro anunciou que todo cliente da operadora terá acesso gratuito à rede social através do celular. A promoção já tinha sido feita durante seis meses no ano passado, de acordo com o próprio Facebook, mas o acesso era limitado ao aplicativo "Facebook Para Qualquer Telefone", versão da rede para feature phones (que não são smartphones). A rede social vendeu uma cota de mídia à operadora no início do ano, segundo Gustavo Diament, diretor executivo de marketing da Claro. Ele afirma que as duas empresas estão desenvolvendo produtos em conjunto, com compartilhamento de equipes de engenharia. Essa promoção faz parte do pacote. Para o pré-pago, o acesso gratuito é permitido se o cliente tiver créditos dentro do período de validade. No pós-pago, o acesso ao Facebook não é descontado do pacote de dados que o cliente tem direito por mês. Desde maio, a Oi oferece promoção parecida, só que o acesso gratuito é restrito ao aplicativo Facebook Messenger em smartphones, versão da rede de bate-papo online. Na Tim, o acesso gratuito é apenas aos usuários de banda larga pré-paga para desktops. O serviço cobra R$ 1,99 por dia, mas apenas quando o cliente utiliza a internet no modem ou tablet. Se o cliente usar apenas o Facebook, a tarifa não é cobrada. Nextel, Oi e Tim também disponibilizam o serviço de SMS, em que o usuário recebe as atualizações do Facebook através de mensagens de texto, sem precisar estar conectado à internet. Não há contrapartidas para o Facebook. Mesmo assim, a parceria pode ser vantajosa para as operadoras porque a rede social induz ao acesso de outros sites, não gratuitos. Segundo a Claro, dos 58 milhões de aparelhos que acessam a internet, 32 milhões (55%) são feature phones e 26 milhões (45%), smartphones. Além disso, segundo o Facebook, cerca de 58% dos 76 milhões de usuários da rede no Brasil também acessam a rede pelo celular.
NOVO FOCO:
Segundo Diament, a Claro quer focar a expansão na internet para celular, e não mais nos planos de voz. Para isso, a gratuidade do Facebook é um diferencial importante. "A gente entende que voz é importante, mas dado é mais", afirma. Segundo o executivo, a rede social também vendeu cotas para Nike, Unilever e Ambev. As empresas atuam juntas no desenvolvimento de produtos, engenharia e criação. "Essa semana tivemos uma reunião com o pessoal de Palo Alto [sede do Facebook nos EUA]", afirma Diament. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares