sábado, 16 de novembro de 2013

BANKOMA LEVA TRADIÇÃO E TODA SUA BELEZA AFRO PARA GRANDE FESTA DE PORTÃO

No início da noite desta sexta-feira (15), uma dos primeiros blocos a desfilar no primeiro dia da Grande Festa de Portão, foi o Bankoma. Com cores, tradição afrodescendente e alegria, o bloco afro que representa o bairro de Portão no carnaval de Salvador brilhou e mais uma vez deixou os foliões emocionados.

Eliana Santos, coordenadora pedagógica dos projetos sociais do Bankoma, disse que o desfile é muito mais que uma participação, é um compromisso com a comunidade de Portão, firmado no ano 2000 pelo saudoso Raimundo do Bankoma. “Ele mentalizou levar para a comunidade de Lauro de Freitas toda produção cultural que os terreiros de candomblé faziam e fazem até hoje, com o objetivo de afirmar sua identidade, através do bloco”, afirma Eliana.
A coordenadora ainda destacou que o Bankoma vai além de um bloco. “Os projetos sociais do Bankoma agregam mais de 200 crianças, que têm o patrocínio da Petrobras. Isso reforça muito a questão da inclusão social associada a valores de personalidade humana e a autoestima elevada. Nós levamos o resultado disso para o carnaval de Salvador, quando desfilamos com mais de 2000 pessoas com essa afirmação de identidade e representando nosso bairro de Portão e nosso município entre os blocos afros”, explica.
Sobre a Grande Festa de Portão, Eliana fez questão de ressaltar a importância de desfilar no bairro. “Para a gente é uma pré-produção, uma preparação para o carnaval de Salvador. Essa festa é muito importante, pois além de fazer uma chamada para a comunidade, ela desperta no povo sua valorização e seu reconhecimento étnico e cultural”, afirma.
A moradora do bairro de Portão e dançarina do Bankoma, Emile Neves, depois de acompanhar o bloco afro durante as festas do bairro como foliã, neste ano é dançarina. Emocionada, disse que é um momento importante para ela e sua comunidade. “É uma emoção muito grande, porque estamos mostrando nossa arte para nossa comunidade. Nos preparamos o ano todo para nos apresentar aqui na Grande Festa de Portão. Vemos que cada esforço valeu a pena”, disse Emile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares