quarta-feira, 13 de novembro de 2013

GRANDE FESTA DE PORTÃO 2013 : PREFEITURA MONTA ESQUEMA ESPECIAL

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF) preparou um esquema especial de serviços municipais para o público que participará da Grande Festa de Portão - que em 2013 tem como tema: "Venha na Paz". Na sexta-feira (15) e sábado (16), a festa acontece na Avenida Santo Antônio - saindo do Terminal Turístico até a praça do bairro, denominado Circuito "Dona Nicota", com desfiles de blocos e trios elétricos, e no domingo (17), na Avenida Queira Deus, Circuito "Seo Mirinho", com o cortejo cultural.

Homenagem - A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) irá homenagear os mestres da cultura popular, que construíram a festa e marcam a história de Portão. Serão instalados em todo o circuito banners com fotos de Dona Nicota, Dona Aidee, Seo Mirinho, Seo Paizinho, Seo Badú, Raimundo do Bankoma, Mãe Mirinha, João Expresso e Dona Detinha.
Trânsito - A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Settop) vai realizar uma operação especial para garantir o ordenamento do trânsito e do transporte, além de facilitar o acesso do público ao local do evento.
Serão disponibilizados 14 fiscais para ordenar o sistema de transporte público nas vias de acesso ao evento e 25 fiscais distribuídos por pontos estratégicos da Estrada do Coco até o limite que compreende Lauro de Freitas.
Na sexta-feira (15) e sábado (16), a partir das 13h, e no domingo (17), a partir das 8h, o transporte coletivo não poderá circular por dentro de Portão. Os ônibus e vans estarão à disposição da população na Estrada do Coco, Km 5,5.
Agentes de trânsito irão ordenar as vias de acesso ao local do evento com barreiras para interditar a passagem de veículos pelo circuito. Locais com tráfego interditado: Terminal Turístico, sentido Santo Antônio; Rua Nova Esperança, sentido Estrada do Coco; Rua Santo Antônio, sentido Avenida Queira Deus; Rua Santo Antônio, sentido Rua dos Fiéis; Rua Santo Antônio, sentido Rua Boca da Mata.
Os agentes também vão orientar os motoristas para desviarem das barreiras e os moradores da região para não estacionarem seus veículos nos circuitos, além de monitorar, juntamente com a Polícia Rodoviária Estadual, a redução da velocidade dos veículos que trafegam pela Estrada do Coco, na altura do Km 5,5. 
Saúde - A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) irá reforçar o atendimento de urgência e emergência e disponibilizar ambulâncias em pontos estratégicos da festa.
Serviços - O evento contará com a iluminação reforçada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), com instalação de 12 refletores de 400W e nove de 1.000W, além de 700 metros de gambiarras com lâmpadas de 100W. A Diretoria de Iluminação Pública do órgão realizou também a vistoria da iluminação de toda a Avenida Santo Antônio e das ruas interlocutoras.
A Diretoria de Limpeza Urbana da Sesp realizou, nos circuitos da festa, os serviços de sacheamento, capinação, roçagem, pintura de meio fio e poda de árvores, além de garantir a limpeza da área, com varrição e lavagem com carro pipa, antes, durante e depois do evento. A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) realizou o recapeamento asfáltico da Avenida Santo Antônio - principal via de acesso a Portão. 
Fiscalização - Agentes de fiscalização da Sesp irá intensificar a fiscalização aos itens proibidos para comercialização, como produtos acondicionados ou servidos em vasilhames de vidro, assim como o comércio móvel com fogareiros de espetinhos de carnes e queijos. A proibição cumpre a recomendação do Ministério Público, e o comerciante que não obedecer terá os seus produtos e equipamentos apreendidos. Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) irão fiscalizar os trios elétricos, com o objetivo de combater a poluição sonora.
Ações - Agentes do Departamento de Turismo (Detur) realizarão uma pesquisa do perfil do visitante e distribuirão material educativo sobre a campanha “Não desvie o olhar”, do Ministério do Turismo. A ação visa à conscientização contra o turismo sexual - exploração de crianças e adolescentes.
Segurança - A Prefeitura também vai disponibilizar um efetivo de 45 guardas municipais, na sexta-feira (15), mais 45 no sábado (16), e 20 no domingo (17), dando apoio às ações de segurança pública.
A 52ª Companhia Independente da Polícia Militar de Lauro de Freitas (CIPM) irá reforçar a segurança com a instalação de 11 pontos elevados de observação, distribuídos nos circuitos do evento e disponibilizará um efetivo de aproximadamente 400 policiais.
Clique aqui e confira programação completa do evento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares