sexta-feira, 15 de maio de 2015

As cidades com mais vítimas de armas de fogo - Simões Filho na Bahia lidera o ranking e Lauro de Freitas está entre elas

As cidades com mais vítimas de armas de fogo

São Paulo – A cidade onde as armas de fogo mais matam no Brasil não é uma capital, e nem tem uma população muito grande. É um município de cerca de 120 mil habitantes, onde a indústria é a principal atividade econômica. Estamos falando de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.
Lá, a cada 100 mil habitantes, uma média 130,2 pessoas morreram vítimas de armas de fogo entre 2010 e 2012. Para comparação, a taxa nacional em 2012 ficou em 21,9.
Simões Filho encabeça o ranking do “Mapa da Violência 2015”, relatório divulgado pelo governo federal em parceria com a Unesco. O estudo foi elaborado pelo sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz.
A conta inclui as mortes por homicídios, suicídios, acidentes e casos indeterminados, sendo que os homicídios são a grande maioria.
Das 30 primeiras cidades do ranking, 20 estão na região Nordeste do país. Dentre os estados, a Bahia tem o maior número de municípios na lista, com 9 dos 30, seguida por Alagoas, com 6.
Além de Simões Filho, figuram no topo da lista Ananindeua (PA), Lauro de Freitas (BA) e Pilar (AL). O ranking considera apenas os municípios que tinham mais de 20 mil habitantes em 2012.
De acordo com o relatório, os municípios com altos números de mortes seguem alguns perfis específicos classificados nas seguintes categorias: novos polos de crescimento no interior dos estados; municípios de fronteira; municípios do arco de desmatamento da Amazônia; municípios com turismo predatório e municípios de violência tradicional.
Veja nas fotos acima o ranking com as 30 cidades onde há mais mortes por armas de fogo. Estão disponíveis os dados de taxa média de mortes (entre 2010 e 2012), total de óbitos causados por armas de fogo e total de homicídios causados por armas de fogo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares