sábado, 20 de dezembro de 2014

GRANDE FESTA DE PORTÃO 2014 BUSCA RESGATAR MAIS DA TRADICIONALIDADE E DA CULTURA DO EVENTO




A manifestação popular Grande Festa de Portão, nessa edição de 2014 terá seu formato com maior ênfase na busca de garantir a identidade cultural e das tradições que teve sua origem como Lavagem de Portão, sendo depois reconhecida pelo poder público como uma manifestação cultural no município, incorporando assim ao Calendário de Manifestações Tradicionais, aprovado pelo CMC como GRANDE FESTA DE PORTÃO, comportando o cortejo cultural e a micareta.

O evento intitulado “Grande Festa Portão – Viva a Cultura Popular” marca o ciclo de festejos populares de Lauro de Freitas e deve atrair milhares de pessoas nos três dias de folia. O evento realizado há mais de três décadas tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF), por meio da Secretaria de Cultura (Secult), do Conselho Municipal de Cultura(CMC), através do custeio pelo Fundo Municipal de Cultura(FMC) e em parceria com a Associação Carnavalesca de Portão.

No circuito da festa vão desfilar blocos de trio, alguns deles com mais de mil integrantes. Bankoma, As perigosas, Arrasta Rap, Adalto Samb, João Expresso, Os Sungas, entre outros levam ao trajeto do samba ao hip hop. Há 33 anos, a Micareta de Portão começou como uma festa de amigos. Inicialmente era só a lavagem da igreja no domingo, acompanhada de muito samba de roda na palma da mão. Com o passar do tempo, ganhou mais dois dias e blocos de trio.

A prefeitura oferecerá os serviços públicos de saúde, sendo que  a Secretaria de Saúde (Sesa) vai montar uma rede de serviço de atendimento no local.

A segurança fica por conta da Polícia Militar em parceria com agentes da Guarda Municipal de Lauro de Freitas, e para maior segurança dos foliões, a Superintendência de Ordem Pública (Suop) vai fiscalizar o trabalho dos ambulantes. Está proibida a venda de espetinhos e bebidas em vasilhames de vidro no circuito. Agente da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) também estarão no local realizando o ordenamento do trânsito, assim como agentes da Secretaria de Serviços Públicos estarão realizando a limpeza das ruas.

POR RICARDO VIEIRA
Fonte: AGECOM/PMLF


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MAIS VISTAS DA SEMANA

Postagens populares